Veículos de Comunicação

Editorial

Três Lagoas e os seus 106 anos

Leia o Editorial publicado na edição deste sábado (12), no Jornal do Povo

Leia o editoria publicado na edição deste sábado (12), no Jornal do Povo - Israel Espindola/JPnews
Leia o editoria publicado na edição deste sábado (12), no Jornal do Povo - Israel Espindola/JPnews

O desenvolvimento de Três Lagoas nos últimos quinze anos é o retrato e a expressão máxima do empenho de suas lideranças e da força de trabalho da sua gente, constituída na convergência de todos os brasileiros, que por opção aqui chegam dia após dia para participar da sua construção. Passado pouco mais de um século – celebramos os seus 106 anos de emancipação política e administrativa neste 15 de junho.

Hoje, somos um município que se afirma como um dos que mais se desenvolve e cresce em população no país. A chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e a construção da usina hidrelétrica de Urubupungá nas barrancas do caudaloso rio Paraná, serviram, indubitavelmente, para a preparação da industrialização de Três Lagoas, que na atualidade se afirma como a maior produtora de celulose do mundo em consequência do seu maciço florestal.

As produções das fábricas de celulose nos colocam como um dos maiores polos de geração de emprego e renda do país, além de nos tornar líder em exportação no Mato Grosso do Sul e um dos mais destacados no país. Além da celulose, conta Três Lagoas com um vigoroso distrito industrial que abriga desde indústrias multinacionais, assim como uma grande maioria de outras genuinamente brasileiras, que aqui aportam considerando a nossa privilegiada posição geográfica e logística para o escoamento das suas produções.

Enfim, vivemos um período radiante numa cidade que vai gradativamente se estruturando para melhoria da qualidade de vida de seus moradores. Somos polo educacional e brevemente, seremos referência em saúde, com a conclusão do Hospital Regional. Gradativamente se expande uma rede de abastecimento de gás natural para empresas no perímetro da cidade. A construção civil segue a todo vapor juntamente com os vigorosos setores da pecuária, comércio e serviços. Sem medo de errar, somos um dos mais prósperos municípios do Brasil. É evidente que todo esse progresso decorrer dos esforços daqueles que nos antecederam ao longo da nossa história. O trabalho frutificou. E, se somos o que somos, devemos tributar a cada um deles a nossa gratidão.