Veículos de Comunicação

Suporte

Pronampe reabre linhas de crédito para micro e pequenas empresas

O programa foi criado em abril de 2020 e a partir de julho deste ano ele se torna permanente

O programa foi criado em abril de 2020 e a partir de julho deste ano ele se torna permanente - Arquivo/Jpnews
O programa foi criado em abril de 2020 e a partir de julho deste ano ele se torna permanente - Arquivo/Jpnews

O Pronampe, (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) reabriu as linhas de crédito neste mês de julho para micro e pequenas empresas. O programa foi criado em abril de 2020 para dar suporte às micro e pequenas empresas durante a pandemia e agora, a partir de julho o programa se torna permanente.

Os novos financiamentos estão disponíveis para 5,3 milhões empresas. Destas, mais de 4 milhões integram o simples nacional e 1 milhão está fora do regime simplificado.

As micro e pequenas empresas poderão pegar empréstimos com taxas de juros máxima de 6% ao ano mais a taxa Selic, que é taxa de juros básica.

Como a taxa básica de juros da economia está fixada atualmente em 4,25%, os juros no Pronampe podem chegar a 10,25% ao ano.

Quem já fez empréstimos pelo Pronampe em 2020 pode ter maior facilidade de aderir neste ano, com a possibilidade de uma pré-aprovarão. Para solicitar, o pequeno ou micro empresário deve comparecer a uma instituição bancária com o documento da Receita Federal que contenha os dados de faturamento de 2019 e 2020. Posteriormente será feita uma análise de crédito.

Os empréstimos podem ser de até 30% do valor da receita bruta da empresa registrada no ano de 2019, antes da pandemia. Ao todo, os empréstimos por meio do Pronampe podem chegar a R$ 25 bilhões este ano, valor inferior aos R$ 37,5 bilhões registrados em 2020.