Veículos de Comunicação

Recorde

Mutirão esgota vacinas contra Covid e unidades de saúde imunizam apenas com 2ª dose de Coronavac

Três Lagoas imunizou, em dois dias, mais de 4 mil pessoas contra o coronavírus

Três Lagoas imunizou, em dois dias, mais de 4 mil pessoas contra o coronavírus - Reprodução/TVC
Três Lagoas imunizou, em dois dias, mais de 4 mil pessoas contra o coronavírus - Reprodução/TVC

Unidades de Saúde de Três Lagoas estão desabastecidas de vacinas contra a Covid-19 nesta segunda-feira (12). Isso porque o carregamento com 4,1 mil doses de vacinas recebidas na sexta-feira (9) foi direcionado ao mutirão de vacinação no fim de semana. Entre sábado e domingo mais de 4 mil moradores foram imunizados. O município recebeu 2 mil doses de Pfizer e Coronavac e 2,1 mil doses de Janssen. Todas as doses foram aplicadas durante a ação, que ocorreu durante o fim de semana.

Com isso, as unidades de saúde estão vacinando somente os moradores com a segunda dose da Coronavac. Ou seja, quem recebeu a primeira dose deste imunizante há, pelo menos, 15 dias, pode, agora, retornar para receber a dose de reforço e completar o esquema vacinal.

A Secretaria Municipal de Saúde informou, por meio de nota, que o município aguarda a chegada de uma nova remessa para dar continuidade na vacinação. “Não temos mais doses para D1 e não temos D2 de outras marcas, apenas Coronavac. A nossa expectativa é que essa semana mais fracos sejam enviados e a Campanha com D1 e D2 de outras marcas seja retomada”, explicou a secretária da pasta, Elaine Fúrio.

Apesar da falta de vacina nos postos, isso é visto como algo positivo pela pasta. “Se conseguimos, em um final de semana, vacinar mais de 4.100 pessoas, é sinal que a Campanha está funcionando e estamos felizes por isso. Não temos D2 – das marcas que estão em falta – atrasadas, logo não há com o que se preocupar, assim que recebermos mais doses, uma nova etapa será anunciada”, finalizou Elaine.

D2 CORONAVAC

Quem precisa receber a D2 de Coronavac deve se dirigir à uma das Unidades de Saúde da Rede Municipal com documento oficial com foto e o Cartão de Vacinação Covid-19 (entregue no ato da Vacinação com a D1). Além disso, a vacina só será aplicada em quem tem mais de 15 dias que recebeu a 1ª dose.