Veículos de Comunicação

Vacinação

MS inicia semana com novo lote de vacina contra covid-19

Carregamento enviado pelo Ministério da Saúde totaliza 58,5 mil doses de imunizante

Primeiro lote de vacina contra covid-19 chegou ao estado em janeiro deste ano. - Foto: Arquivo CBN/Isabelly Melo
Primeiro lote de vacina contra covid-19 chegou ao estado em janeiro deste ano. - Foto: Arquivo CBN/Isabelly Melo

Nova remessa de vacina contra a covid-19 foi enviada pelo Ministério da Saúde e Mato Grosso do Sul começa a semana com distribuição de 58,5 mil doses. Na manhã desta segunda-feira (9), 18 mil doses da Coronavac desembarcaram no Aeroporto de Campo Grande. No final da tarde, às 17h35, chegam 39 mil doses do imunizante da Pfizer.

De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), as doses serão repassadas aos municípios a partir das 7h30 da manhã desta terça-feira (10), na Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Ceve). A relação com quantidade recebida por cada município será publicada em Diário Oficial.

Na live da SES desta segunda-feira, o secretário da pasta, Geraldo Resende pediu para que os municípios cumpram com o cronograma de vacinação e não deixem de aplicar as doses, inclusive aos finais de semana.

"No final de semana fizemos esforço para distribuir uma leva de vacinas que chegaram na sexta-feira. Mas, alguns municípios não fizeram vacinação no sábado e domingo. É importante que as pessoas do interior do estado saibam que existia vacinas nesses dois dias para serem aplicadas. Se não foram, cobrem prefeitos, prefeitas e secretários, que deixaram a vacina na geladeira, sem aplicação", orientou Resende. 

Estatísticas

Dados do Consórcio de Veículos de Imprensa, que reúne informações das secretarias de saúde, apontam que Mato Grosso do Sul vacinou 46,7% com as duas doses ou a dose única da vacina contra a covid-19. É o estado que mais vacinou a população, seguido por Rio Grande do Sul (35,9%) e São Paulo (32%). Já o Amapá é o que menos vacinou com duas doses (17,6%), seguido por Roraima (19,2%) e Acre (21,4%). 

Segundo dados da SES, Mato Grosso do Sul aplicou até o momento 2,4 milhões doses, sendo 1,5 milhão com a primeira dose, 740 mil com a segunda dose e 231 mil com dose única.