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Ministro descarta concessão da BR-262

Construção de mais uma fábrica de celulose em Mato Grosso do Sul, em Ribas do Rio Pardo, vai aumentar tráfego de carretas na rodovia

Inúmeros acidentes foram registrados na BR-262 - Arquivo/JPNEWS
Inúmeros acidentes foram registrados na BR-262 - Arquivo/JPNEWS

O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que não existe neste momento, estudo para a concessão da BR-262, rodovia que liga Três Lagoas a Campo Grande. Freitas esteve em Mato Grosso do Sul nesta semana, onde visitou as obras de pavimentação do primeiro trecho da BR-419, entre Rio Verde e Rio Negro.

Apesar dos inúmeros acidentes, inclusive com mortes e da quantidade de carretas, principalmente de eucaliptos que trafegam pela rodovia, o governo federal não tem projeto, neste momento para a duplicação da BR-262.

A construção de mais uma fábrica de celulose em Mato Grosso do Sul, no município de Ribas do Rio Pardo, gerou alerta das autoridades do Estado. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), inclusive, pediu apoio da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para que o governo federal viabilize recursos para melhorar ainda mais a rodovia, que terá aumento no fluxo de veículos.

“No momento não estamos estudando essa concessão. O que temos de estudo nesse momento é a concessão da BR-163, e estamos agregando um pedaço da BR-267 que sai de Nova Alvorada do Sul até a divisa com São Paulo”, informou o ministro de Infraestrutura durante visita ao Estado.

As obras de restauração da BR-262 foram iniciadas em agosto de 2018, depois paralisadas por algumas meses por falta de recursos. No mês passado, a empreiteira contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), retomou as obras que, inclui melhorias na pista e construção de terceiras faixas em alguns trechos da rodovia.

O DNIT informou que existe um contrato de restauração rodoviária ativo entre Três Lagoas até o quilometro 189, na entrada para Santa Rita do Pardo, que deve ser concluído até o fim de 2022. Neste contrato, segundo o Dnit, será executado a restauração das pistas e dos acostamentos, bem como a implantação de terceiras faixas.

Já no segmento entre o quilometro 189 até Campo Grande, passando por Ribas do Rio Pardo, o Dnit informou que já contratou e assinou a ordem de serviço para o início das obras, com a execução de uma série de serviços de manutenção rodoviária. 

Apesar de ressaltar que essa rodovia é importante estrategicamente para a ligação da região Sudeste com o Centro-Oeste do País, o Dnit entende que não existe demanda para a duplicação desse trecho da BR-262.