Veículos de Comunicação

Educação

Utilizando jogo online como referência, projeto incentiva ingresso na faculdade

Alunos de escolas públicas de Mato Grosso do Sul tem que desvendar crime fictício

Utilizando jogo online como referência, projeto incentiva ingresso na faculdade - Foto: Naiane Mesquita
Utilizando jogo online como referência, projeto incentiva ingresso na faculdade - Foto: Naiane Mesquita

Utilizando como referência o jogo “Among Us”, que ficou conhecido durante a pandemia, a Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e Governo do Estado lançaram nas escolas um projeto que propõe incentivar ciência e o ingresso de alunos no ensino superior. Os estudantes participam de um jogo online, onde tem que desvendar um crime fictício. A ação começou a ser planejada no primeiro semestre e foi colocada em prática recentemente.

Uma semana antes de jogarem, os alunos recebem vídeos e textos para preparem. No dia da partida, os nomes de estudante são dados aos personagens do jogo e eles tem então que procurar o “culpado”. Na oportunidade é ensinado sobre a importância da ciência e as oportunidades para ingressar na faculdade, como, por exemplo, as bolsas que estão disponíveis. Após esse trabalho, os alunos ainda podem enviar mensagens para tirar dúvidas sobre o tema.

Em entrevista à CBN Campo Grande, o coordenador do projeto Mídia Ciência de Divulgação Científica e assessor de popularização da ciência da UEMS, André Mazini, explicou como funciona na prática o projeto e que o objetivo é levar a ação para todas as regiões de Mato Grosso do Sul até o final do ano. Ouça os detalhes: