Veículos de Comunicação

Avanço

Corumbá tem mais de 63% da população imunizada contra covid-19

Casos de internações caíram e média semanal de positivos reduziu de 200 para 40

Corumbá tem mais de 63% da população imunizada contra covid-19 - Foto: Divulgação
Corumbá tem mais de 63% da população imunizada contra covid-19 - Foto: Divulgação

Corumbá está com 63,52% da população imunizada após sete meses de iniciada a campanha de vacinação contra a covid-19. São 56.537 pessoas que já receberam as duas doses ou foram vacinadas com dose única. Esse avanço na imunização ocorreu depois da campanha em julho, com a aplicação da vacina em dose única da Janssen. Essa proteção gera reflexos na ocupação de leitos.

A Santa Casa local tem 17 leitos de UTI disponíveis e até esta segunda-feira (16), dados mais recentes divulgados pela Prefeitura, quatro pessoas seguiam internadas. Na enfermaria, dos 40 leitos há 3 internações. Esse cenário demonstra que a pandemia da covid-19 vem sendo amenizada agora em agosto.

Além dos dados sobre ocupação de leitos, os registros de casos positivos e de falecimentos também estão diminuindo. Informações da Prefeitura de Corumbá mostram que a última morte registrada na cidade por complicações da covid-19 foi no dia 27 de julho. A vítima foi uma mulher de 94 anos que não tinha comorbidades.

Os casos positivos também estão caindo. Em 13 de agosto, cinco pessoas testaram positivo. Depois disso, a Prefeitura não teve notificação."Realmente, tem uma diminuição muito grande relacionada à contaminação e com a situação da imunização, principalmente nessa região de fronteira. Tivemos uma redução de positivos, mesmo mantendo os testes. Tínhamos um média de 150 a 200 casos por semana, e agora estamos tendo de 40 a 50 casos. A vacina não protege 100%, mas diminuiu muito os agravos e a transmissibilidade", explicou o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite.

Ele destacou que a avaliação do estudo pleiteado pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Mato Grosso do Sul (Cosems-MS) e a Secretaria de Estado da Saúde para imunização em massa na região de fronteira será divulgado em breve. Nesse projeto, que é conduzido pelo médico Júlio Croda, o Ministério da Saúde encaminhou doses da Janssen para 13 cidades de região fronteiriça, incluindo Corumbá e Ladário.

Por conta da redução de casos positivos, internações e mortes, a Prefeitura deve aumentar a flexibilidade em diversos setores econômicos e o toque de recolher tem previsão de ser suspenso a partir de 23 de agosto, acompanhando determinação do Comitê Gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia), que anunciou nesta terça-feira (17) o fim da medida emergencial.

Vacinação em Corumbá

A primeira dose está sendo aplicada em adolescentes a partir de 15 anos que não têm comorbidades. O jovem precisa estar acompanhado de um familiar ou responsável para ser vacinado com a primeira dose da Pfizer.

Existe também a segunda dose sendo ministrada na cidade. A Coronavac pode ser aplicada para quem tomou a primeira dose há mais de 14 dias. A D2 da Pfizer pode ser aplicada para as pessoas que receberam a primeira dose até 20 de junho.

O único local para aplicar a vacina é no Poliesportivo da Rua Porto Carreiro e as doses são feitas das 7h30 às 16h. Quem vai ser vacinado pela primeira vez, deve fazer o cadastro para agilizar o atendimento a partir deste link