Veículos de Comunicação

Tempo

Corumbá registrou temperatura mais alta do Brasil

Previsão do Inmet aponta que final de semana deve ser mais quente em Corumbá e Ladário

Região do Pantanal registra temperatura de 40º C e baixa umidade do ar pode aumentar queimadas - Foto: Divulgação
Região do Pantanal registra temperatura de 40º C e baixa umidade do ar pode aumentar queimadas - Foto: Divulgação

Ontem (18), o município de Cormbá teve a maior temperatura do país, 40,4°C, seguida de Cuiabá-MT com 40,2°C", segundo o Instituto Nacionaldo de Meteorologia.

As altas temperaturas vão persistir na região do Pantanal nos próximos dias. Nesta quarta-feira (18), por volta das 13h, termômetros em Corumbá ultrapassaram os 40º C, chegando a 40,4º C, conforme estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além desse calorão, a baixa umidade do ar vem acompanhando esse cenário. As temperaturas elevadas e a baixa umidade do ar são combinação perigosa para a saúde das pessoas e pode ajudar a propagar incêndios florestais de grandes proporções.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta sobre a situação do clima na região de Corumbá e Ladário. Nesse comunicado, que é encaminhado para as defesas civis do Estado e das prefeituras, o Inmet alerta que as pessoas devem evitar saírem ao sol nos horários mais quentes, que são das 12h até por volta das 16h.

A situação mais crítica nesta quinta-feira (19) em Corumbá e Ladário está prevista para ser registrada por volta das 15h, com a combinação de baixa umidade do ar em nível inferior a 12% e alta temperatura.

Com essas condições, a recomendação do Inmet é que as pessoas bebam bastante líquido, não pratiquem atividades físicas, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente com umidificador elétrico ou coloquem toalha úmida nos cômodos. Também é importante evitar bebidas diuréticas, como café e álcool.

Caso haja algum problema, a primeira orientação é ligar para os Bombeiros, no 193.

Além de Corumbá e Ladário, o Inmet apontou que o grau de perigo sobre a baixa umidade do ar estende-se também para Água Clara, Alcinópolis, Aquidauana, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Costa Rica e Coxim, além de Corumbá e Ladário.

O tempo seco e a baixa umidade do ar persistem no Pantanal pelo menos até a segunda-feira (23), quando a máxima está prevista para alcançar pelo menos 41º C. No final de semana, há previsão que a máxima chegue aos 40º C novamente ou até ultrapasse essa margem. A umidade do ar deve ficar entre 15% e 10% nos horários mais quentes, indicou o Inmet.

A possibilidade de chuva para o Centro-Oeste está descartada pelo Inmet pelo menos até 1º de setembro. “Na região Centro-Oeste, não ocorreu precipitação em grande parte área durante o período, ficando abaixo de 5 mm ao sul do Mato Grosso do Sul”, divulgou o instituto.