Veículos de Comunicação

Pandemia

Restrições vão diminuir, mas continuam em Corumbá mesmo com quase 70% da população imunizada

Festas de grande porte continuam proibidas e cidade, que terá aniversário em setembro, ficará sem desfile

Restrições vão diminuir, mas continuam em Corumbá mesmo com quase 70% da população imunizada - Foto: Rodolfo César
Restrições vão diminuir, mas continuam em Corumbá mesmo com quase 70% da população imunizada - Foto: Rodolfo César

O grande alcance na imunização da população de Corumbá ainda não vai permitir total flexibilização no município. A cidade tem 68% de seus habitantes vacinados contra a covid-19 com a dose única ou as duas doses, conforme o vacinômetro municipal. São 60.898 pessoas que fazem parte desse grupo. Porém, a Prefeitura vai manter algumas restrições até o final deste ano.

O toque de recolher em todo o Mato Grosso do Sul termina nesta segunda-feira (23), conforme determinou o governo estadual. A partir de agora, cada governo municipal deve definir as orientações diante do cenário de pandemia local. Com isso, Corumbá ainda vai seguir uma linha mais conservadora e deve adotar o toque de recolher depois da meia-noite até as 5h. Antes dessa nova etapa, esse horário de restrição começava às 23h.

A Prefeitura de Corumbá ainda não publicou as novas regras válidas para os setores comerciais e de lazer, porém o decreto do prefeito Marcelo Iunes (Podemos) deve ser divulgado no Diário Oficial até o final desta segunda-feira (23).

Os eventos de grande porte, como shows, vão continuar restritos por enquanto. Até mesmo as comemorações de fundação de Corumbá, em 21 de setembro, estarão restritas e não haverá desfile cívico pelo segundo ano consecutivo. A previsão, conforme apurado, é que somente a partir de fevereiro de 2022 é que atividades culturais de maior porte deverão estar liberadas.

A precaução vai ser tomada para avaliar como se dará o contágio da covid-19 com algumas flexibilizações. Comitê formado por diferentes equipes vão analisar dados de internações, de contágio e as mortes registradas para dar orientação de novos passos.

Em termos de ocupação de leitos, a Santa Casa de Corumbá tem 17 UTIs e até este domingo (22), dados mais recentes, havia duas pessoas internadas. São 40 leitos clínicos e quatro pacientes internados.

Em termos de mortes, o último óbito registrado foi em 16 de agosto. Um homem de 65 anos, sem comorbidades, faleceu em decorrência de complicações do novo coronavírus. Na sexta-feira (20), sete casos positivos foram identificados. A média de 200 casos positivos semanais em Corumbá até o mês passado caiu para 50 semanais agora em agosto.

Desde quando começou a pandemia da covid-19 na cidade fronteira com a Bolívia, em abril de 2020, 15.471 pessoas foram infectadas e 460 faleceram.