Veículos de Comunicação

Perigo

Em menos de um mês, três escorpiões aparecem no bairro Jardim Acácias

Morador do bairro, há mais de 20 anos, afirma nunca ter visto algo do tipo no local

Morador do bairro, há mais de 20 anos, afirma nunca ter visto algo do tipo no local - Reprodução TVC
Morador do bairro, há mais de 20 anos, afirma nunca ter visto algo do tipo no local - Reprodução TVC

O bairro Jd. Acácias tem registrado um índice preocupante de apareição de escorpiões, segundo relato de moradores. João Barbosa, que mora no local, há mais de 20 anos matou três, em menos de um mês, e o último, decidiu guardar para apresentar ao setor de Endemias do Município.

"Estamos preocupados, porque a gente sabe do perigo e eu acredito que isto pode estar relacionado a limpeza urbana aqui na nossa região que não é constante", diz João. 

Segundo ele, em todos os anos que ele mora no bairro, é a primeira vez que vê a aparição do inseto desta forma. "Eu acredito que pode ser um tipo de surto aqui no bairro, e ficamos com medo', declara o morador, João. 

O escorpião que tem aparecido é do tipo amarelo, justamente do tipo que possue veneno que pode levar à morte. Este tipo de escorpião tem hábitos intradomicialres. 

CUIDADOS

Em casos de ferroadas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde o quanto antes. Todas as espécies de escorpiões são venenosas, porém, há aquelas com baixa ou grande toxidade. Entre os principais sintomas do ferimento estão: vermelhidão no local da picada, dormência e dor intensa no local ou no membro afetado.

Na maioria das vezes, as picadas ocorrem nas mãos e nos pés.