Veículos de Comunicação

Mato Grosso Do Sul

“Não podemos esperar que mulheres sejam criadas para terem seus direitos violados”, destaca juíza

Dra. Jacqueline Machado palestrou sobre “Violência de gênero – uma questão global" e avaliou importância de tema nas escolas

-
-

Na última terça-feira (24) foi realizada uma palestra com a juíza de Direito que atua na 1ª Vara no Brasil especializada em Medidas Protetivas e também há cinco anos na 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar de Campo Grande, Jacqueline Machado. A juíza começo a palestra explicando a diferença entre gênero e sexualidade. Segundo Machado, sexualidade são as características fisiológicas e gênero, as características socioculturais. Depois disso, a palestrantes destacou a importância do feminismo e que ele é para todos.

A juíza explicou sobre a participação do Poder Judiciário na Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) e entre os tópicos tem a igualdade de gênero. Para que se possa falar de igualdade, a palestrante explicou que é necessário debater a situação que as mulheres vivem no Brasil e mostrou dados em relação a violência. A cada duas horas uma mulher é assassinada no Brasil. A cada dois minutos, cinco mulheres são vítimas de violência no país e a cada 11 minutos, uma mulher é estuprada.

A Lei Maria da Penha define os tipos de violência contra a mulher que existem, como física, psicológica e moral e a juíza falou sobre as características delas e como identificá-las.

Durante a palestra, a Jacqueline Machado explicou sobre o atendimento realizado na Casa da Mulher Brasileira e o apoio prestado as vítimas, a importância da prevenção e porquê é necessário falar sobre violência de gênero nas escolas. Confira: