Veículos de Comunicação

Contra Covid-19

Campo Grande começa aplicar terceira dose

Outros municípios de Mato Grosso do Sul começam a receber vacinas nesta sexta

Campo Grande começa aplicar terceira dose - Foto: Isabelly Melo/CBN
Campo Grande começa aplicar terceira dose - Foto: Isabelly Melo/CBN

A Secretaria de Saúde de Campo Grande começou a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 nesta quinta-feira (26). O primeiro público a receber a “dose reforço” são idosos que moram em Instituições de Longa Permanência (ILPs). Em nota, a Prefeitura destacou que o primeiro campo-grandense imunizado foi o idoso de 92 anos, Aparecido Cândido de Souza, que é residente do Asilo São João Bosco. A capital conta com 24 instituições.

Para dar início a aplicação da terceira dose, a Prefeitura disse que está levando em consideração a resolução da Comissão Intergestores Bipartite, que definiu que os idosos que tomaram a segunda dose há até seis meses, podem tomar a dose reforço. Além disso, a gestão municipal ainda disse que segue a recomendação do Ministério da Saúde, que autoriza a aplicação da terceira dose em idosos, devido ao elevado índice de casos positivos e óbitos neste grupo.

Em entrevista à CBN Campo Grande, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, explicou que a decisão de aplicar a terceira dose veio da Secretaria e que Campo Grande foi a primeira cidade a receber o lote com “dose reforço”, mas que a distribuição a outros municípios começa hoje (27) pela manhã. Ouça:

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, explicou que a autorização para a terceira dose veio de uma portaria do Ministério da Saúde e uma publicação do Governo do Estado. Além disso, o secretário destacou que o Ministério deve enviar as doses seguindo calendário. Ouça:

Por enquanto, a vacinação de profissionais da saúde não foi incluída no calendário de vacinação, mas segundo Resende, os trabalhadores do setor que tiverem mais de 60 anos serão incluídos no calendário da dose reforço.

Em Campo Grande, no momento, a imunização com a terceira dose ocorre em dois formatos, são eles: profissionais da saúde vão até as instituições de longa permanência para vacinas os idosos e o outro é seguindo o calendário da Prefeitura, em que as pessoas precisam ir até um ponta de imunização. Nesta sexta-feira, por exemplo, podem tomar a terceira dose em Campo Grande, os idosos com 85 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 28 de fevereiro.

O secretário estaudal de Saúde destacou também o avanço da vacinação em Mato Grosso do Sul e disse que a aplicação da primeira dose não deve atrapalhar a imunização de outros públicos. Ouça:

 

Terceira dose em Mato Grosso do Sul

A Secretaria Estadual de Saúde realizou um estudo e percebeu aumento no número de internações, óbitos e casos de covid-19 em idosos. Desta forma, eles perceberam a necessidade da aplicação da terceira dose. A SES também levou em consideração a última onda de covid-19 em Mato Grosso do Sul, entre os meses de março e junho. Segundo a Secretaria, os idosos tinham sido imunizados recentemente neste período e com isso foi percebida uma redução de internações e óbitos neste grupo, diferente do restante do estado, que bateu recordes na época.

Confira o calendário de vacinação contra a covid-19 nesta sexta-feira (27) em Campo Grande: