Veículos de Comunicação

Política Em Destaque

"Em MS 90% dos policiais estão 'fechados' com Bolsonaro", diz colunista

Adilson Trindade destaca que alguns estados podem punir oficiais e praças que participarem da manifestações de 7 de setembro

- Foto: Fabiano do Amaral
- Foto: Fabiano do Amaral

O Dia da Independência (7) será marcado com manifestações pró e contra o presidente Jair Bolsonaro por todo o país. Segundo o colunista Adilson Trindade, em Mato Grosso do Sul, cerca de 90% dos policiais militares estarão a favor do “mito” e muitos deles na rua, para engrossar a manifestação. Na coluna Política em Destaque nesta segunda-feira (6), o jornalista afirmou que 26 governos estaduais e mais o Distrito Federal revelam que oito chefes de executivo se comprometem a punir oficiais e praças que participarem das manifestações.

“Dez governadores não deixam claro nas respostas quais serão suas condutas. Dois afirmam que seus regimentos preveem a ida aos atos desde que sem farda e sete não responderam ao questionamento”, explicou. Isso mostra não haver uma posição coesa dos governadores até porque muitos deles não querem colocar mais gasolina na fogueira", ressaltou. 

Trindade afirmou que a tensão política está elevadíssima com as ameaças do presidente contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). “Isso inflama a militância e provoca inquietações nos quartéis da Polícia Militar (PM), mobilizam os evangélicos e geram temor das autoridades de outros Poderes. A ruptura institucional não está fora de cogitação. Ela ganha força se a mobilização de amanhã for grande”, analisou.