Veículos de Comunicação

Casa Própria

Caixa Econômica reduz taxa anual para financiamento imobiliário

Novas linhas de crédito estarão disponíveis a partir de 4 de outubro

Novas linhas de crédito estarão disponíveis a partir de 4 de outubro - Reprodução TVC
Novas linhas de crédito estarão disponíveis a partir de 4 de outubro - Reprodução TVC

A Caixa Econômica Federal reduziu a taxa de financiamento imobiliário na última semana. A taxa que antes era de 3,35% anual mais encargos, agora será de 2,95% ao ano. 

As simulações com as novas linhas de crédito poderão ser feitas a partir de 4 de outubro. O cliente poderá financiar o imóvel em até 35 anos e terá ainda, seis meses de carência para o pagamento da primeira parcela. 

Durante o anúncio, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse a redução só foi possível por que a Caixa registrou aumento de lucro e segue como o maior financiador da casa própria no país, com 67,1% de participação no mercado.

A redução vai na direção contrária do aumento da taxa básica de juros, a Selic, que atualmente está em 5,25% ao ano e deve subir pelo menos mais um ponto percentual, ainda nesta semana, segundo projeções de mercado. A Selic é a taxa que guia as demais, como as do financiamento imobiliário, e é a razão para que outros principais bancos do país aumentassem os juros para compra da casa própria.

Durante pronunciamento, o presidente da agência, disse ainda que, depois do setor agrícola, o imobiliário foi o que menos sentiu os impactos da pandemia no ano de 2020, devido à suspensão ou redução temporária do pagamento das parcelas dos financiamentos. Atualmente, a Caixa Econômica atende 99,41% dos municípios com financiamentos imobiliários. Ela está presente em 5.523 dos 5.570 municípios do país.