Veículos de Comunicação

Especial Ribas

Profissionais do mercado imobiliário destacam bom momento para investimento, mas orientam cautela

Valor de imóveis teve crescimento de mais de 60% e mão de obra está escassa

Ribas do Rio Pardo - Foto: Prefeitura de Ribas do Rio Pardo
Ribas do Rio Pardo - Foto: Prefeitura de Ribas do Rio Pardo

A chegada da fábrica de celulose da Suzano está movimentando a cidade de Ribas do Rio Pardo e um dos setores que mais está sentindo as mudanças é o mercado imobiliário. Segundo os moradores do município, são dois canteiros de obras, um da indústria e outro dentro da cidade. Um exemplo deste impacto já é sentido no valor dos imóveis, que tiveram crescimento entre 60% e 70%, segundo o construtor Osmar Medeiros. “O valor do imóvel, tanto terreno como casas, pra venda subiu pelo menos 60%/70%, comparando com o que estava no início do ano.”, explicou o profissional.

O aluguel também ficou mais caro, de acordo a vereador Tania Maria Ferreira (Solidariedade). “A chegada da Suzano no município deu um salto na nossa cidade, em termos de geração de emprego, e também aqueceu o comércio, na área de gastronomia, mercado e  material de construção, porque hoje aluguel na minha cidade ‘virou ouro’”, destacou a parlamentar.

O bom momento do mercado na cidade também chama atenção para a questão da mão de obra. Segundo o corretor de imóveis Linto Ferreira, no momento eles encontram dificuldade para encontrar pessoas dentro da cidade para trabalhar nas obras (obras da cidade e não da fábrica) e precisam recorrer a Campo Grande. Além disso, ainda tem o local onde essas pessoas vão ficar. “O problema está sendo acomodação desse pessoal, além da mão de obra ser mais cara”, disse o corretor.

Apesar das projeções positivas, o construtor e o corretor de imóveis orientam cautela, que os investimentos sejam bem planejados e não ocorram de forma aventureira. Ouça os detalhes: