Veículos de Comunicação

Temporal

Outubro chega com chuva e nuvem de poeira, que assusta moradores

Sistema de baixa pressão associado a passagem de uma massa de ar quente e seco poderá provocar temporais no período

Outubro chega com chuva e nuvem de poeira, que assusta moradores - Foto: ARQUIVO/JP
Outubro chega com chuva e nuvem de poeira, que assusta moradores - Foto: ARQUIVO/JP

Calorão intenso e possibilidade de temporais. São as previsões meteorológicas para o mês de outubro, na região Leste de Mato Grosso do Sul. Três Lagoas, uma das cidades mais quentes da região, ao lado do município de Água Clara, registrou a primeira chuva do mês, com forte vento e uma nuvem de poeira sobre a cidade. Na tarde sexta-feira (1), o tempo fechou rápido e o “céu rosa” assustou os moradores, com a possibilidade de uma tempestade de areia, como ocorreu no interior paulista. A chuva foi fraca e o vendaval trouxe sujeira com areia. O alerta serve para domingo (3), que poderá registrar chuva com granizo.

Chuvas mais fortes estão previstas para a segunda quinzena do mês. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), as chuvas serão irregulares e de pouco volume. No entanto, podem estar acompanhadas de raios, rajadas de vento entre 40-70 km/h.

Isso se deve por conta do deslocamento de um sistema de baixa pressão associado a passagem de uma massa de ar quente e baixa umidade do ar no Estado. Esse cenário poderá contribuir para temporais nesta época do ano. O volume médio de chuva esperado para outubro, em Três Lagoas, é de 115 milímetros e poderá ficar abaixo da média no período. No mês anterior, o previsto era que chovesse 98 milímetros, mas caiu apenas 35 milímetros.

A estação meteorológica Uniderp, em Campo Grande, ligada ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), destaca que a estiagem pode até reduzir neste mês, contudo não acaba. “As pancadas de chuvas serão fracas por todo o estado, só que podem ajudar a amenizar a situação de escassez e de emergência”, pontuou o meteorologista Natálio Abrahão, do Uniderp.

 

CALORÃO

Apesar da a chuva amenizar o calorão, as temperaturas seguem acima da média em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.

Conforme a estação meteorológica, pode ser igual ou mais quente que o mesmo período de 2020, com possibilidade de liderar o ranking como o mês mais quente de 2021, ultrapassando até mesmo as temperaturas registradas no mês de setembro deste ano, por exemplo.

Cidades como, Três Lagoas, Água Clara e Corumbá poderão registrar temperaturas entre 44ºC e 45ºC, cuja sensação térmica poderá chegar a 49ºC e 50ºC, apontam as previsões de especialistas. A umidade relativa do ar vai continuar com índices críticos na Primavera, podendo apresentar valores abaixo de 20%.