Veículos de Comunicação

Brasil Verde

Versão final de consórcio interestadual pelo desenvolvimento sustentável é apresentada

Objetivo é criar um grupo no Brasil para pensar na preservação do meio ambiente em cada região

Mato Grosso do Sul foi representado pelo secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck - Foto: Portal MS
Mato Grosso do Sul foi representado pelo secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck - Foto: Portal MS

Os governadores e representantes de 17 estados se reuniram na noite de ontem (14) para tratar sobre a criação do Consórcio Interestadual Brasil Verde. O objetivo é reunir as unidades federativas do país para buscar o desenvolvimento sustentável, pensando na preservação do meio ambiente. Na ocasião foi apresentada a versão final do documento para criação do grupo e a expectativa é que até a segunda quinzena de novembro sejam enviadas às Assembleias Legislativas de cada estado as propostas para adesão ao Consórcio Brasil Verde. Eles aguardam então a aprovação das Casas de Leis para poderem participar desse grupo.

Mato Grosso do Sul foi representado pelo secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck. Segundo ele, a ideia surgiu após uma carta enviada aos Estados Unidos e eles perceberam que poderiam criar um grupo para complementar as ações do Governo Federal. “A iniciativa do Consórcio Brasil Verde nasceu da carta 'Governadores pelo clima’, encaminhada ao presidente Joe Biden [Estados Unidos]. Os governadores começaram a montar estruturas para buscar recursos internacionais e identificaram a necessidade de ter algum tipo de organismo subnacional, no âmbito dos estados, para que pudessem fazer uma política complementar à política nacional, mas que pudesse ser direcionada aos biomas e aos estados”, explicou Verruck.

Uma das decisões tomadas nesta reunião foi que as coordenações de trabalho serão por bioma e terão como foco políticas públicas ambientais locais.