Veículos de Comunicação

Tragédia

Bombeiros e Marinha concluem buscas por desaparecidos

Sete pessoas estavam em uma embarcação em Corumbá

Grupo de pescadores que estava na embarcação, no detalhe as cinco vítimas do naufrágio. Da esquerda para a Direita: Thiago Souza Gomes, Fernando Gomes de Oliveira, Fernando Rodrigues Leão, Olimpio Alves de Souza e Geraldo Alves de Souza. - Foto: Arquivo Pessoal
Grupo de pescadores que estava na embarcação, no detalhe as cinco vítimas do naufrágio. Da esquerda para a Direita: Thiago Souza Gomes, Fernando Gomes de Oliveira, Fernando Rodrigues Leão, Olimpio Alves de Souza e Geraldo Alves de Souza. - Foto: Arquivo Pessoal

Os Bombeiros, com apoio da Marinha do Brasil, concluiram na tarde deste domingo (17) a localização de todas as 7 pessoas que estavam desaparecidas de acidente com o barco Carcará. A embarcação naufragou na sexta-feira (15) à tarde, durante temporal registrado em Corumbá. No total, 21 pessoas estavam a bordo e 14 delas foram resgatadas com vida no dia 15. Entre as vítimas, quatro turistas eram da mesma família e não sobreviveram.

No final de sexta-feira (15), um corpo foi encontrado dentro da embarcação. Era do ex-vereador e presidente do sindicato rural de Rio Verde, Geraldo Alves de Souza. No sábado (16), outros cinco corpos foram localizados, tanto dentro da embarcação como nas encostas. 

As buscas foram suspensas no começo da noite por conta da falta de visibilidade e os ventos que prosseguiam na região. O local do acidente é na área do Tagiloma, a cerca de 5 km de Corumbá.

Pela manhã deste domingo, os mergulhadores voltaram a trabalhar e concentraram as ações dentro do barco, que possui vários setores.

As vítimas fatais do acidente foram os turistas de Rio Verde: Thiago Souza Gomes, Fernando Gomes de Oliveira, Fernando Rodrigues Leão, Olímpio Alves de Souza e Geraldo Alves de Souza. Os tripulantes, moradores de Corumbá, que faleceram foram Mauro Rodrigues Canabarro, piloteiro, e o comandante Vitor Celestino Francelino. Esses dois últimos foram sepultados neste domingo.

Eram parentes Geraldo Alves de Souza, Olímpio Alves de Souza (irmãos), Fernando Gomes de Oliveira, genro e Geraldo Alves e pai de Thiago Souza Gomes. Fernando Rodrigues Leão era amigo deles.

Em Rio Verde, foi decretado luto de três dias e os corpos foram levados para a cidade de Goiás em avião da FAB.

A Marinha do Brasil, por meio do 6º Comando do Distrito Naval de Ladário, divulgou nota na tarde deste domingo para informar que instaurou procedimento administrativo para apurar o acidente. O local onde está a embarcação está sinalizado e a empresa responsável terá que realizar a retirada do barco, que pertence a um consórcio de pessoas de Rio Verde (GO).

"O casco da embarcação naufragada foi corretamente iluminado, a fim de garantir a segurança da navegação, e foram instaladas barreiras de contenção para prevenção à poluição hídrica. O proprietário da embarcação naufragada é o responsável pela retirada do casco da embarcação do local em que se encontra. Nesse sentido, a CFPN já intimou o representante dos proprietários para a tomada de providências. As causas e responsabilidades do acidente, sob o ponto de vista da Autoridade Marítima, serão apuradas por meio de Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), a ser conduzido pela CFPN. A MB ressalta a disponibilidade do número 185 para emergências fluviais, inclusive denúncias", divulgou a Marinha, por meio de nota.