Veículos de Comunicação

Economia

Cresce cenário de micro empreendedores individuais em Três Lagoas

Três Lagoas conta atualmente com 6.650 micro empresas ativas

Três Lagoas conta atualmente com 6.650 micro empresas ativas - Divulgação
Três Lagoas conta atualmente com 6.650 micro empresas ativas - Divulgação

O trabalho por conta própria tem se destacado na recuperação do mercado de trabalho no Brasil. Em Três Lagoas muitas pessoas apostaram no trabalho informal, e da informalidade tornaram-se micro empreendedores. Muitos deixaram ou foram demitidos de seus empregos com carteira assinada. Frank Morais, agente Municipal de Desenvolvimento Econômico, fala que a transformação também é fruto da oportunidade que muitos identificaram em ser autônomo. 

“Em função do cenário econômico na pandemia, muitas empresas tiveram corte significativo no quadro de funcionário, o que fez muitas pessoas ingressaram no mercado de trabalho autônomo e empreender. Outros porém, enxergaram uma oportunidade no mercado e resolveram investir e acreditar no sonho, se tornando empreendedores formalizados", diz Frank. Mas, o crescimento já era percebido desde o período pré-pandemia. 

“Desde 2008, com a instituição da figura do micro empreendedor individual, por meio da Lei complementar 147, a gente tem percebido o aumento expressivo de pessoas que partiram para o trabalho autônomo", pontua Frank.

Três Lagoas conta atualmente com 6.650 micro empresas ativas. De janeiro até 30 de setembro, deste ano, 1.274 pessoas se tornaram miro empreendedoras individuais. Em 2019 Três Lagoas teve 1.181 novas microempresas abertas. em 2020, foram abertas 1.446 micro empresas.

Dos micro empreendimentos ativos no município, 47,1% corresponde ao setor de serviços. Outros 31,5% corresponde ao setor do comércio e na sequência, está o setor da construção civil, responsável pela presença de 11,6% dos microempreendedores ativos no mercado. A indústria é responsável por 9,4% e a agropecuária por 0,4%. 

"A pessoa que sai da informalidada para abrir um CNPJ, conta com benefício do INSS, vai ter a cobertura previdenciária e o vai pagar uma taxa simbólica de imposto. No caso do setor do comério, a taxa é de R$ 1 e para os setores de serviços, a taxa é de R$ 5. Uma condição especial para micro empreendedores que permite também a emissão de nota fiscal entre outros benefícios", diz Frank.