A nossa equipe de reportagem utilizou os mesmos canais digitais das agências bancárias para obter repostas sobre este problema, apenas a Caixa nos encaminhou uma nota.
A Caixa informou que segue as normativas do Banco Central do Brasil, e que o atendimento ao público é das 8h às 13h nos dias úteis, e que as pessoas não precisam madrugar para conseguir a senha de atendimento, e que oferece todos os serviços em seus canais digitais. Ainda de acordo com a nota emitida pela Caixa, o horário atual é provisório, adequado a partir da edição da Circular Bacen 3991/2020.
O banco informa que permanece realizando ações para melhorar o atendimento nas agências, evitar filas e aglomerações e oferecer um serviço de qualidade aos clientes. Na agência de Três Lagoas, a Caixa esclarece que tem realizado a triagem na fila, recepção qualificada dos clientes, e orientação quanto aos canais alternativos disponíveis. “Reforçamos que são realizadas medidas estruturais para agilizar o atendimento aos beneficiários do auxílio emergencial, como a implementação de calendários escalonados de saque do auxílio emergencial e a possibilidade de desbloqueio, cadastramento de senha e ativação do Caixa Tem nas unidades lotéricas.
Sindicato
Outra situação que contribui para o agravamento deste problema é a falta de funcionários nas agências por conta da normativa do Banco Central do Brasil. Funcionários que possuem comorbidades estão afastados de suas atividades presenciais e estão em home office.
Nós procuramos Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Três Lagoas, mas não obtivemos respostas, pois a presidente está de férias. A Contraf-Cut publicou sem seu site informou que no dia 1º de outubro, a Mesa Permanente de Saúde debateu os protocolos contra Covid-19. “Um protocolo base é importante no momento em que verificamos que já existe um retorno ao trabalho presencial nas agências e departamento. Isso nos preocupa porque é fundamental termos medidas rígidas de proteção nos ambientes”, defende a confederação.