Veículos de Comunicação

Mudanças

Pagamentos via PIX podem ser feitos direto no aplicativo ou site de compras

Nova função está disponível a partir desta sexta-feira (29)

Nova função está disponível a partir desta sexta-feira (29) - Divulgação
Nova função está disponível a partir desta sexta-feira (29) - Divulgação

Fazer um PIX fica ainda mais fácil a partir desta sexta-feira (29). O Banco Central (BC) liberou novas ferramentas que traz vantagens aos usuários. Desta vez, o Banco Central modificou a forma de pagamentos através do PIX.

A principal vantagem para o usuário, é que a partir de agora é possível realizar pagamento de alguma diretamente do aplicativo ou site de compra, sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco correspondente para finalizar o procedimento.

A mudança, reduz de sete para três passos, levando em conta o mecanismo financeiro tecnológico para efetivação dos pagamentos.

Antes das mudanças, para um pagamento via PIX, o usuário recebe a chave PIX, um código ou QR Code e era obrigado a sair do aplicativo ou determinado site de compra para realizar a transação com os dados. Esta opção continua, se o usuário preferir.

O pagamento continua sendo autorizado pela instituição financeira em que o usuário é correntista, o que garante a segurança da transação. O whatsapp foi uma das empresas já autorizadas pelo Banco Central a operar com pagamentos e até então, o serviço de transferências por meio aplicativo precisa do cadastro de um cartão de empresa parceria, mas isso poderá mudar, em breve ampliando as possibilidades de uso aos usuários, caso o WhatsApp passe a oferecer a modalidade PIX na plataforma.