Veículos de Comunicação

Viagem De Sabores

Kibo Taberna em Barcelona

Comida japonesa é uma das mais apreciadas

Comida japonesa é uma das mais apreciadas - Foto: Paulo Machado
Comida japonesa é uma das mais apreciadas - Foto: Paulo Machado

Esta semana estive na Kibo Taberna em Barcelona. Assim como no Brasil a comida japonesa é uma das mais apreciadas por aqui. E o peixe é dos ingredientes mais importantes.  Entre todos os diferentes tipos de pescados um se destaca: é o atum, peixe grande e que, devido ao seu alto valor, é utilizado integralmente.

No mundo do sashimi o atum é servido em 3 classificações principais. São eles: toro, chutoro e otoro.  O sabor, assim como o preço e o nome do corte, varia de acordo com a parte do corpo.

Aprenda um pouco mais sobre estas iguarias:

 

 Toro

A primeira parte do atum ao cortar chama-se Kama e refere-se à carne de guelras.  A seção particularmente gordurosa dentro do Kama é chamada de kama-toro, mais conhecida como Toro.  O delicado teor de gordura da carne faz com que ela se pareça quase que um pedaço de carne bovina marmorizada.  É muito especial porque só encontramos duas partes em cada atum.

 

Otoro

 Esta é a parte mais desejada do interior da barriga do peixe, é a parte mais gorda. Também dá ao sashimi um sabor mais doce.  Devido ao seu sabor sofisticado, o otoro pode ser um pouco mais caro do que outras partes do peixe, mas certamente vale a pena cada centavo.  Ele se desintegra na boca e está cheio de Umami, nem é preciso dizer que é ridiculamente caro.  Tem sabor característico e tem uma consistência firme sem ser pesado.

 

Chutoro

 As partes do atum conhecidas coletivamente como chutoro podem ser encontradas nas costas e no estômago.  O chutoro é o atum de gordura média, que se encontra ao lado do toro que se move em direção à ponta da barriga do peixe.  Esta é uma combinação perfeita de otoro e toro.  Por se espalhar para os dois tipos de atum, oferece uma textura carnuda e gordurosa para uma verdadeira festa na boca.  Não espere comer muito chutoro – é encontrado em uma quantidade tão pequena do peixe que é preciso um peixe inteiro para fazer um pequeno prato de chutoro sashimi.  Embora não seja tão rico quanto o otoro, o chutoro é moderadamente gordo e com preços razoáveis, o que o torna um corte muito popular.

 

Cada um desses cortes é diferente e há algo para todos os gostos.  Você pode encontrá-los nos melhores restaurantes japoneses.  A decoração destes restaurantes aliada ao sabor fresco farão com que se sinta no próprio Japão. 

 

Serviço:

Kibo taberna

Carrer de Sant Eusebi, 38

Barcelona