Veículos de Comunicação

Corumbá

Após revogação de lei polêmica, bloqueio da fronteira na Bolívia chega ao fim

Manifestantes protestaram durante 9 dias; fila de caminhões é quilométrica

Tráfego de veículos está intenso na região - Rodolfo César
Tráfego de veículos está intenso na região - Rodolfo César

Após nove dias chegou ao fim o bloqueio da fronteira entre o Brasil e Bolívia na noite desta terça-feira (16), depois que o governo boliviano revogou a Lei 1.386, que permitia as autoridades investigar o patrimônio de qualquer cidadão sem ordem judicial. A revogação ficou conhecida como “vitória ao povo boliviano”.

Os manifestantes alegam que essa legislação permitia que o Governo Federal perseguisse opositores, realizando apreensões financeiras e de bens antes de um julgamento concluído.

Como na região de fronteira há mais de uma centena de caminhões parados, o tráfego na Receita Federal brasileira está intenso desde as primeiras horas desta manhã. O congestionamento estava em cerca de 5 km para atravessar a região fronteiriça, controlada pelo Posto Esdras.

Esse volume de caminhões deve ainda intensificar-se porque veículos parados em outras partes da Bolívia ainda chegarão na faixa de fronteira. A média de caminhões transitando na região do Posto Esdras, da Receita Fedral, tanto para importação como para exportação está em cerca de 1,5 mil caminhões dia.

Para tentar aumentar a fluidez no tráfego, a fiscalização de raio-x desses veículos está sendo por amostragem.