Veículos de Comunicação

Fronteira

Corumbá: Janssen será aplicada para aumentar imunidade de pessoas com mais de 30 anos

Município tem planejamento de aumentar cobertura vacinal de 80% para garantir realização do Carnaval em 2022

No município, 75,79% da população de 12 a 17 anos já foi imunizada até o começo de dezembro - Divulgação/Prefeitura de Corumbá
No município, 75,79% da população de 12 a 17 anos já foi imunizada até o começo de dezembro - Divulgação/Prefeitura de Corumbá

A Secretaria de Saúde de Corumbá recebeu 5.280 doses da vacina da Janssen e o imunizante é destinado para a aplicação da 2ª dose para pessoas com mais de 30 anos que tenham se vacinado há mais de 2 meses. Em Corumbá, no total, 26 mil pessoas já receberam a vacina de dose única em julho.

A vacina deste laboratório é contraindicada para gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), que devem tomar a vacina da Pfizer, também disponível na rede de saúde da Capital do Pantanal.

No município, 75,79% da população de 12 a 17 anos já foi imunizada até o começo de dezembro. Na faixa etária dos 18 a 59 anos, a cidade tem 83,75% de pessoas que completaram o ciclo vacinal. Já acima dos 60 anos, o público imunizado representa 98,3%.

Apesar do avanço na aplicação de doses, existe público que precisa receber ainda a primeira dose, que está sendo ministrada para pessoas a partir dos 12 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda está destinando a 2ª dose da Pfizer para quem tomou a 1ª dose há mais de 21 dias; e da Astrazeneca para quem tomou a 1ª dose há mais de 60 dias. Além do reforço para pessoas a partir de 18 anos que tomaram a segunda dose da Astrazeneca, Pfizer ou Coronavac há mais de 4 meses.

Entre esta quinta-feira (9) e sexta-feira (10), em Corumbá foram definidos 13 locais de vacinação. No Centro de Saúde da Ladeira, por exemplo, o funcionamento é das 7h às 19h. O empenho em aumentar a faixa de pessoas vacinadas envolve planejamento para garantir que a cidade tenha imunização mais ampla até fevereiro de 2022 e a realização do Carnaval não seja ameaçada.