Veículos de Comunicação

Influenza

Saúde confirma primeira morte por H3N2 em MS

Jovem de 21 anos morava em Campo Grande e não tinha comorbidades

Influenza A H3N2 contabiliza 44 casos em MS. - Foto: Reprodução
Influenza A H3N2 contabiliza 44 casos em MS. - Foto: Reprodução

Um jovem de 21 anos é a primeira vítima do vírus influenza A H3N2 em Mato Grosso do Sul. A morte foi confirmada nesta terça-feira (28), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Segundo as informações, o homem, que não tinha comorbidades, deu entrada no CRS Nova Bahia, em Campo Grande, em 20 de dezembro e morreu no dia 21.

O Estado contabiliza 44 casos de gripe influenza, todos do tipo A H3N2. Desses, 41 foram confirmados na Capital. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) descartou possível surto da doença.

“A Sesau reforça que não há surto da infecção e que, principalmente neste momento de alto deslocamento de pessoas devido às festas de final de ano, a circulação deste e outros vírus também tendem a aumentar”, informou em nota.

As secretarias estadual e municipal recomendam que a população siga as recomendações de biossegurança que já estão sendo utilizadas para prevenir contra a Covid-19, como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social.

A pasta estadual ressalta ainda a importância da imunização contra a influenza, disponível nas unidades de saúde. “É importante que as pessoas que estão nos grupos prioritários concluam o seu esquema vacinal seja para a Covid-19 ou Influenza. Nós temos doses disponíveis tanto de Covid-19 quanto de Influenza em todos os municípios do Estado. Então, quem não tomou a sua vacina, procure uma unidade de saúde para se vacinar”, explica a secretária-adjunta do Estado, Crhistine Maymone.