Veículos de Comunicação

Alerta!

Sobe para três o número de casos da gripe Influenza H3N2 em Três Lagoas

O 3º novo caso foi confirmado em menos de uma semana dos dois primeiros

Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação - Arquivo/Jpnews
Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação - Arquivo/Jpnews

Mais um caso da nova cepa do vírus Influenza H3N2 foi confirmado em Três Lagoas, pela Secretaria de Saúde Municipal, através do setor de Vigilância Epidemiológica. Junto da informação, o departamento de Vigilância alerta a toda população, acima de seis meses, que não tomaram a vacina contra a gripe Influenza na campanha de 2021, para que procuram as unidades de saúde e recebam o imunizante neste começo de 2022.

O subtipo H3N2 do vírus influenza está provocando surtos atípicos de gripe em dezenas de cidades brasileiras, depois de promover uma epidemia no Rio de Janeiro/RJ. 

Em Mato Grosso do Sul, já foram confirmados três óbitos pela nova variante.

A secretária de Saúde, Elaine Fúrio, destaca que a vacinação contra a Influenza continua diariamente em todas as unidades de Saúde dos bairros do município. “Qualquer pessoa acima de seis meses de vida pode receber a vacina, porém, exclusivamente as que não foram imunizadas em 2021. As pessoas devem precaver e se imunizarem o quanto antes, para não termos o risco de um surto semelhante ao da Covid-19. Os postos de saúde estão com essas doses disponíveis em horário de atendimento”, esclarece.

A infecção causada pelo H3N2 gera sintomas respiratórios clássicos, gera um mal-estar intenso e é mais perigosa para idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades.

Mesmo diante da nova preocupação, a secretária reitera a necessidade das vacinas contra o coronavírus. “Reforçamos, ainda, que a vacinação contra a Covid-19 segue para todas as pessoas de 12 anos para cima e que há necessidade de se completarem as três doses para garantir uma imunização completa e manutenção do baixo índice de casos no município”.