Veículos de Comunicação

Cepa H3n2

MS registra seis mortes por Influenza A H3N2

Em menos de 10 dias, a quantidade de pessoas infectadas cresceu 263%

Em menos de 10 dias, a quantidade de pessoas infectadas cresceu 263%. - Ilustração
Em menos de 10 dias, a quantidade de pessoas infectadas cresceu 263%. - Ilustração

Em meio a alta no número de casos e internações, foi confirmada até o fechamento desta reportagem, a sexta morte por influenza A H3N2 em Mato Grosso do Sul. Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a idosa, de 74 anos, morava em Corumbá e tinha comorbidades como hipertensão. O óbito se deu no dia 2 de janeiro.

Conforme a nota, os primeiros sintomas começaram no dia 29 de dezembro de 2021 e a paciente foi internada no dia 1º deste mês. A quarta e a quinta morte pela doença foram confirmadas na última terça-feira (4). Uma mulher, de 35 anos, residente em Campo Grande,  veio a óbito também no dia 2. A quinta vítima fatal era uma douradense que faleceu no dia 31 de dezembro.

O primeiro óbito pela doença no Estado foi de um jovem de 21 anos que morreu no dia 21 de dezembro, em Campo Grande. Diversas cidades do Estado registram alta no número de casos e internações.

Nova Andradina registrou aumento no número de casos de Covid-19 após a virada do ano, segundo boletim epidemiológico produzido pela Secretaria Municipal de Saúde. Na semana do dia 31 de dezembro havia 11 casos ativos na cidade, no dia 5 de janeiro o número saltou para 40. Além dos confirmados, outros 30 estão em análise. Em menos de 10 dias, a quantidade de pessoas infectadas cresceu 263%.

O atendimento da Unidade de Pronto Atendimento de Três Lagoas está sendo reforçado para atender o alto número de pacientes com Covid e gripe. Na região Oeste, em Corumbá, a Santa Casa também registrou aumento no número de atendimentos e internações. Em São Gabriel do Oeste, de acordo com a presidente da Funsaúde, Michele Paupério, mais de 750 pessoas já foram atendidas na unidade hospitalar desde o dia primeiro de janeiro, alta de 31%. (Colaboração Victor Currales, Giovanna Dauzacker, Rodolfo César e Caroline Vicente)