Veículos de Comunicação

Pós Festas

Na 1ª semana do ano, 179 moradores contraem Covid

Saúde confirma aumento de contaminados e internações pelo Coronavírus

Saúde confirma aumento de contaminados e internações pelo Coronavírus - Arquivo/RCN67
Saúde confirma aumento de contaminados e internações pelo Coronavírus - Arquivo/RCN67

Somente nos primeiros sete dias de 2022 , 179 moradores de Três Lagoas testaram positivo para a Covid-19. Os dados constam nos boletins epidemiológicos divulgados nesta semana pela Secretaria Municipal de Saúde.

O documento também aponta o aumento de pacientes internados com a suspeita da doença nos hospitais públicos e particulares da cidade. Até ontem (7), 12 pacientes com suspeita de Covid estavam hospitalizados em leitos de enfermaria na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e no Hospital Auxiliadora, e um estava na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Adultos com idades entre 20 e 39 anos são a maioria entre os novos casos, conforme a Secretaria Municipal de Saúde. Em seguida, pessoas com mais de 40 anos.

EFEITO

Para especialistas, o aumento de casos já era esperado para o período de pós-festividades devido às reuniões de famílias. Segundo a coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento de Três Lagoas, Lilian Corazza, a UPA recebeu mais de 700 pacientes no primeiro dia útil do ano. Uma média de 150 pacientes a mais do que recebia até às vésperas do Natal. “A maioria deles com sintomas clássicos de síndromes gripais. A UPA não realiza teste, então não sabemos se recebemos pacientes com Covid ou com a variante da Influenza, a H3N2”, explica.

De acordo com a coordenadora, a superlotação na unidade poderia ter sido evitada se os pacientes com sintomas leves e moderados procurassem atendimento nas unidades de saúde nos bairros. “A UPA prioriza casos de urgência e emergência. Quem não se classifica assim acaba esperando mais”, conclui.