Veículos de Comunicação

Situação Periférica

Cufa aponta que Campo Grande possui atualmente 38 favelas

Segundo levantamento, 70% de população periférica são mulheres, solteiras e com filhos

Moradores na favela do Mandela, região norte da cidade - Foto: Isabelly Melo
Moradores na favela do Mandela, região norte da cidade - Foto: Isabelly Melo

Dados da Central Única das Favelas de Mato Grosso do Sul (Cufa-MS), mostram que 70% das pessoas que residem nas comunidades de baixa renda em Campo Grande são mulheres, a maioria negras, solteiras ou viúvas e com filhos. Segundo Letícia Polidorio, coordenadora da Cufa em Campo Grande, a cidade tem atualmente 38 favelas.

“Temos catalogadas 38 favelas na Capital. A cada dia a situação está se agravando em relação à ocupação nesses locais. Dificuldade de acesso ao saneamento básico, saúde, emprego são aspectos que interferem diretamente na qualidade de vida dessas pessoas, explicou.  

Para Letícia é necessário trazer mais políticas públicas no combate miséria e falta de estrutura na periferia. “É preciso chamar lideranças e escutar a população. Entender o que levam esses moradores a chegarem nesses locais. Mostrar para as pessoas carentes que elas possuem direitos. Muitas mulheres nem sabem que os têm”, analisou. Para conhecer o trabalho da CUFA em Campo Grande, acesse o portal https://www.cufams.com.br. Confira a entrevista na íntegra: