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Ibama aceita avaliar estudo da Nova Ferroeste

Aviso foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (21)

Nova Ferroeste vai ligar MS ao PR. - Foto: Ilustração/Semagro
Nova Ferroeste vai ligar MS ao PR. - Foto: Ilustração/Semagro

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aceitou avaliar o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da Nova Ferroeste. O aviso foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (21).

A ferrovia faz parte do processo de retomada da malha ferroviária e prevê a construção de uma estrada de ferro para ligar Mato Grosso do Sul e o Litoral do Paraná, para escoar grãos e carnes sul-mato-grossenses até o Porto de Paranaguá e até Santa Catarina por meio dos municípios de Maracaju (MS), Cascavel e Foz do Iguaçu (PR).

Ao todo, serão 1.304 km de trilhos, 76 km somente na parte sul-mato-grossense. Os investimentos no Estado superam R$ 1,2 bilhão.

 “É uma ferrovia existente no Paraná e está incorporada no projeto que vai de Paranaguá até Maracaju. Recentemente nós tivemos a autorização da ligação de Dourados a Maracaju que passa a compor a ferrovia com um prazo aí de concessão de 99 anos. Isso é extremamente positivo em termos de prazo", afirmou o secretário estadual de Produção, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck.

Malha Ferroviária

Mato Grosso do Sul vive um processo de retomada da malha ferroviária com investimentos que vão escoar grãos, minério, carne a celulose em um cenário de desenvolvimento. Isso será possível graças as parcerias firmadas entre o Governo do Estado e do Paraná e de empresas privadas. Pelo menos seis projetos estão tramitando hoje no Ministério da Infraestrutura que vão garantir 560 quilômetros de malha ferroviária.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura (MInfra), os pedidos se referem a Ferroeste, ligando Maracaju a Dourados, que está em andamento; um da Eldorado Brasil Celulose, para construir ferrovia entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado no montante de R$ 890 milhões; um da empresa MRS com objetivo de interligar Três Lagoas a Panorama no total de R$ 1 bilhão e mais cerca de R$ 3 bilhões da Suzano, saindo de Ribas do Rio Pardo a Inocência e de Três Lagoas a Aparecida do Taboado. Considerando que o valor médio para implantar cada quilômetro de ferrovia é de R$ 10 milhões, as solicitações podem garantir investimentos de R$ 6 bilhões.