Veículos de Comunicação

Imunização

Saúde vai realizar vacinação contra a Covid-19 neste sábado em Três Lagoas

O atendimento será das 8h às 12h.

O atendimento será das 8h às 12h - Arquivo/JPNews
O atendimento será das 8h às 12h - Arquivo/JPNews

Neste sábado (29), os três-lagoenses podem se vacinar contra a Covid-19, das 8h às 12h. A vacinação ocorrerá na Clínica da Criança e na Central de Imunização. O horário de atendimento reduzido é devido ao alto número de afastamento de profissionais de saúde com sintomas gripais, o que reduziu as equipes disponíveis.

Na Central de Imunização, a vacinação será para todo o público com mais de 12 anos de idade, sendo que aqueles que tiverem menos de 16 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade. Todos devem levar documento oficial com foto, cartão SUS, CPF, carteira de vacinação Covid-19 (caso vá receber a 2ª ou 3ª dose), bem como comprovante de residência.

Na Clínica da Criança, o atendimento será, exclusivamente, para todas as crianças de 5 a 11 anos de idade, sendo que esses devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal que farão o assentimento da vacinação. Caso o falte a presença do responsável, o acompanhante maior de idade deve levar o termo de assentimento assinado pelos pais ou responsável, na data da vacinação, além de documento oficial com foto e carteira SUS da criança.

Período entre vacinas para crianças de 5 a 11 anos

A SMS destaca que os pais ou responsável devem observar se a criança tem mais de 15 dias desde a última vacina de rotina que recebeu para receber a imunização contra Covid-19. O mesmo deve ser observado caso a criança precise tomar outra vacina após a vacinação contra covid-19, ou seja, deve ter mais de 15 dias.

Após a vacinação infantil

Após a vacinação, os profissionais de saúde solicitarão para que a criança permaneça no local em observação por cerca de 20 minutos, assim como é orientado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANnvisa) e Ministério da Saúde.

Além disso, o acompanhante da criança será informado das principais reações normais da vacina (que podem ser isoladas ou mais de uma), que são: dor, inchado e vermelhidão no local da aplicação, febre, fadiga, dor de cabeça, calafrios, mialgia (dor muscular) e artralgia (dor nas articulações). E, em caso de a criança apresentar dor repentina no peito, falta de ar ou palpitações após a vacina, deve ser levada ao médico.

Identificação do imunizante

A vacina para crianças é identificada por um frasco na cor laranja que contém uma dose de 0,2ml produzida pelo laboratório Pfizer que é a recomendada pelo Ministério da Saúde para atender à imunização da faixa etária.