Veículos de Comunicação

Recursos

Governo e setor produtivo pedem equalização de juros no FCO

Secretário Verruck e presidente da Fiems etiverma ontem em Brasília

Presidente da Fiems, Sérgio Longen e secretário Jaime Verruck pediram equalização de juros do FCO - Divulgação
Presidente da Fiems, Sérgio Longen e secretário Jaime Verruck pediram equalização de juros do FCO - Divulgação

O secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) participou de reunião em Brasília ontem (2) para tratar de detalhes da proposta a ser votada no CMN (Conselho Monetário Nacional) que visa equalizar os juros cobrados entre as linhas de crédito rural e empresarial do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste).

"Somos dependentes desses recursos do FCO para o desenvolvimento das nossas atividades produtivas. Viemos aqui buscar a aprovação rápida da proposta junto ao Conselho Monetário Nacional. Já temos um documento consensual, por isso precisamos que os senadores nos apoiem, para que o empresariado sul-mato-grossense possa gerar emprego, investir e se desenvolver. A FIEMS e todo o setor produtivo estão juntos, fazendo esse trabalho forte", afirmou Jaime Verruck. “É necessário reduzir juros para trazer maior previsibilidade aos empresários e destravar investimentos que poderiam ser feitos na economia estadual, gerando emprego e renda”, reforçou.

O encontro foi realizado no gabinete da liderança do PSD no Senado e presidido pelo parlamentar Nelsinho Trad. A reunião contou, entre outros, com a participação do presidente da Fiems, Sérgio Longen e demais presidentes das federações de indústria do Centro-Oeste; de senadores pessedistas; do chefe da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), Nelson Fraga; dos presidentes de federações industriais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; e do chefe de gabinete da presidência da FIEMS, Robson Del Casale.

Sérgio Longen agradeceu o empenho do senador Nelsinho Trad e reforçou o pedido para que os parlamentares sensibilizem o CMN sobre a necessidade de rever as taxas de juros. "Agradeço o senador Nelsinho Trad, que tem capitaneado no Senado essas ações que buscam fazer com que os juros empresariais do FCO venham para um patamar de normalidade. Entendemos que precisávamos de ajuda e quero agradecer por essas ações construídas aqui na liderança do PSD. É extremamente importante termos os juros ajustados, já que temos recursos para 2022", afirmou.

O senador Nelsinho Trad reconheceu o papel importante do parlamento para viabilizar medidas que possam fortalecer a economia local. "Uma das funções do senador é fazer a ponte entre os setores que promovem o desenvolvimento com o Governo Federal. É isso que estamos fazendo aqui hoje. Ajustando a questão da taxa de juros para o setor empresarial, porque nós precisamos retomar o desenvolvimento, principalmente diante de tudo o que passamos com a pandemia do covid-19", finalizou.