Veículos de Comunicação

Saúde

Ala pediátrica de UTI Covid está com 140% da taxa de ocupação em MS

Rede pública disponibiliza cinco leitos para tratamento intensivo, mas sete crianças estão internadas

Rede pública disponibiliza cinco leitos para tratamento intensivo, mas sete crianças estão internadas. - Foto: Arquivo/Portal do MS
Rede pública disponibiliza cinco leitos para tratamento intensivo, mas sete crianças estão internadas. - Foto: Arquivo/Portal do MS

A taxa de ocupação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 ultrapassou a capacidade máxima na ala pediátrica da rede pública. Com 140% dos leitos ocupados, a quantidade disponível é de cinco, mas, ao todo, sete crianças estão internadas, sendo cinco com exames positivos para a doença e outras duas com suspeita.

Os dados são do boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (3) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e mostram que o índice de utilização dos leitos para adultos também é alto, de 97%. São 135 disponíveis para quem tem mais de 18 anos de idade, sendo 109 ocupados por pessoas com Covid-19 e outros 22 por quem está com sintomas da doença.  

A rede privada de saúde conta com apenas um leito existente na UTI pediátrica da Covid-19 e que está disponível. Na ala adulta, são 40, sendo 26 ocupados por pessoas que testaram positivo e quatro com quem aguarda o resultado dos exames, totalizando 75% da taxa de ocupação.

Todas as macrorregiões estão com índice de ocupação acima de 70%, taxa registrada em Corumbá. Três Lagoas tem 83%, Campo Grande 85% e Dourados, 92%.

Ampliação de leitos

Com a alta no número de pessoas hospitalizadas, o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, anunciou, na quarta-feira (2), que Mato Grosso do Sul deve ampliar o número de leitos para atender a alta demanda.

“Já abrimos 15 leitos em Dourados, 10 de UTI e 5 clínicos no Hospital Evangélico, abrimos 10 leitos de UTI em Ponta Porã, 10 leitos de UTI em Amambai, já estamos funcionando 5 leitos novos em aparecida do Taboado, 5 leitos em Costa Rica, abrimos 10 leitos de UTI em Três Lagoas, e estamos trabalhando para abertura de mais 10 leitos de UTIS. já disponibilizamos para Campo Grande a possibilidade de abrir 35 leitos de UTI no Hospital Regional”.