Veículos de Comunicação

Saúde

Saúde alerta que intervalo para doação de sangue e vacina contra Covid-19 é de sete dias

As medidas protegem o doador, o receptor e a qualidade do sangue.

As medidas protegem o doador, o receptor e a qualidade do sangue. - Arquivo/JPNews
As medidas protegem o doador, o receptor e a qualidade do sangue. - Arquivo/JPNews

Uma nova orientação técnica foi divulgada pelo Hemosul quanto ao intervalo em algumas situações que envolvem a doação de sangue e o período de pandemia. A nota informa ainda o período de espera que deve ser aguardado por pessoas que contraíram gripe ou Covid-19 e ainda por doadores que tiveram contato recente com casos confirmados da doença.

Os intervalos também valem para quem recebeu a vacina contra a Covid. Aqueles que tomaram a Pfizer, Astrazeneca ou Janssen devem aguardar o intervalo de sete dias para doar sangue. Já para quem tomou Coronavac ou a vacina da gripe, deve aguardar apenas dois dias. Esses prazos valem para cada dose. As medidas protegem o doador, o receptor e a qualidade do sangue.

Pessoas que fazem uso de antibiótico também devem aguardar 15 dias após o fim do remédio para doar sangue.

Pessoas com rinite, ou com alergia de algo, devem aguardar o fim dos sintomas alérgicos para doar sangue.

Pessoas sintomáticas que testaram positivo para Covid-19 devem esperar 10 dias após completa recuperação para doar sangue.

Pessoas assintomáticas que testaram positivo para Covid-19 também devem aguardar 10 dias após realização do teste para doar sangue.

Pessoas que tiveram contato com caso positivo devem aguardar sete dias após o último contato para doar sangue.

O morador que tenha interesse em doar sangue precisa apresentar documento oficial com foto, responder um formulário e passar por triagem médica. Além disso, não é necessário estar de jejum para doar sangue.

Confira a reportagem completa: