Veículos de Comunicação

Pandemia

Hospital Auxiliadora abrirá mais dez leitos de UTI a partir desta quarta

O custeio foi feito pelo Governo de MS em a operacionalização é pela Prefeitura de Três Lagoas.

O custeio foi feito pelo Governo de MS em a operacionalização é pela Prefeitura de Três Lagoas. - Arquivo/JPNEWS
O custeio foi feito pelo Governo de MS em a operacionalização é pela Prefeitura de Três Lagoas. - Arquivo/JPNEWS

A partir desta quarta-feira (16) mais 10 leitos de UTI no Hospital Auxiliadora, em Três Lagoas. Os leitos serão para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) não Covid. Dessa forma, serão ao todo 20 leitos à disposição de pacientes com Covid e com Srag.

A Secretaria Municipal de Saúde e de Estado de Saúde informaram que buscam evitar a superlotação e, principalmente, a falta de leitos de UTI, o que pode significar a perda de uma vida, caso não tenha disponível. O custeio desses leitos será 100% via Estado e a operacionalização pelo município.

Segundo Elaine Fúrio, secretária da pasta de Saúde, “apesar dos números de internações virem se estabilizando, a ocupação sempre está quase ou em 100%, logo estamos nos preparando para que, caso venha ser necessário mais leitos esses já estejam disponíveis.”

Elaine, no entanto, aproveitou para reforçar a importância dos cuidados básicos, como distanciamento e uso de máscara e higienização das mãos. “Mais que isso, reforçamos a importância da vacinação de todos, pois as vacinas se comprovaram eficazes no momento em que mesmo tendo séries históricas de casos positivos por dia, o número de internações e mortes foram muito inferiores aos cenários de menor contaminação pelo vírus no ano passado, por exemplo”, finalizou.

Conforme o boletim de segunda-feira (14), o último a ser emitido pela Vigilância Epidemiológica até o presente momento, dos 10 leitos respiratórios Covid-19 disponibilizados até está terça-feira (15) pelo setor público, 90% estavam ocupados.