Veículos de Comunicação

Economia

UFN 3 representará um novo momento na economia de Três Lagoas e região

Comércio de Três Lagoas vive expectativa positiva com a venda e retomada da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados.

Comércio de Três Lagoas vive expectativa positiva com a venda e retomada da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados - Arquivo RCN67
Comércio de Três Lagoas vive expectativa positiva com a venda e retomada da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados - Arquivo RCN67

O comércio de Três Lagoas vive expectativa positiva com a venda da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN 3), da Petrobras para o grupo russo Acron, que prevê retomar em julho deste ano, as obras de construção da fábrica que foram paralisadas em dezembro de 2014, após a estatal romper o contrato com o consórcio formado pelas empresas Sinopec e Galvão Engenharia. 

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas, Fernando Jurado, a retomada da UFN 3 vai representar um novo momento na economia do município. “Essa fábrica tem força para alterar a característica econômica do Estado, pois tem uma capacidade de atração socioeconômica muito forte. 

Para Jurado, a UFN 3 tem capacidade de complementar toda a cadeia produtiva. O presidente da Associação Comercial destaca, que essa fábrica vai atrair outras empresas para a cidade, contribuindo para a geração de empregos e o fortalecimento de vários segmentos do comércio, como bares, restaurantes, hotéis, entre outros. “Essa fábrica proporcionará reflexo positivo durante a execução da obra e depois, durante a quando estiver em operação”, destaca.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Sueide Silva Torres, é da mesma opinião. Ele destaca que a UFN 3 vai contribuir para o aquecimento do comércio. “Essa fábrica vai trazer para cá técnicos, pessoas especializadas de outros estados, vai contribuir para o aumento de receitas, e gerar muitos empregos. Estamos ansiosos para essa retomada, sem dúvidas, essa será uma das maiores conquistas dos últimos anos”, salienta.

Segundo o presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, e similares, (Abrasel), Marcos Gomes Júnior, o setor de hotelaria de Três Lagoas se preparou para essa fábrica. “Três Lagoas tem 1.500 leitos de hotéis, sem contar os alojamentos, contando tudo, temos mais de cinco mil leitos. Estamos muito bem preparados, estamos aguardando felizes e ansiosos para a retomada dessa fábrica”, destaca Júnior, ressaltando que Três Lagoas, segundo ele, também está preparada para atender na área de bares e restaurantes.

CRONOGRAMA

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaime Verruck, a Acron deve apresentar até 1º de julho, o cronograma de retomada da obra, o que vai incluir geração de empregos, prazo para conclusão e operação da fábrica.

Na semana passada, representantes do grupo russo e da Petrobras se reuniram com o governador Reinaldo Azambuja e o prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro, além de secretários estaduais, para tratar dos incentivos ficais e retomada da obra e sua operaçã.

Nesta semana, os presidentes do Brasil e da Rússia reafirmaram, o interesse em ampliar a parceria comercial entre os países.  Jair Bolsonaro e Vladimir Putin se reuniram em Moscou, capital russa, para tratar de alguns assuntos, entre eles, os fertilizantes. A venda da UFN 3 para o grupo russo foi um dos assuntos abordados.