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Famílias com renda de até 10 salários mínimos recuam em intenção de compra

Levantamento da CNC revela que mesmo com recuo, houve crescimento no consumo em fevereiro de 2022

Indicador para as famílias com renda abaixo de dez salários mínimos subiu 0,7%, atingindo 74,0 pontos - Foto: Reprodução Fecomércio/RS
Indicador para as famílias com renda abaixo de dez salários mínimos subiu 0,7%, atingindo 74,0 pontos - Foto: Reprodução Fecomércio/RS

Dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontam que o indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) subiu 0,4% e chegou a 77,6 pontos em fevereiro de 2022. Este é o maior nível desde maio de 2020, quando o ICF estava em 81,7 pontos. Em comparação a fevereiro de 2021, o aumento foi de 4,6%. Durante a coluna CBN Finanças nesta terça-feira (22), o economista Hudson Garcia avaliou que a intenção de compra de famílias com renda de até 10 salários mínimos, recuou, porém, existe uma forte tendência positiva de crescimento nas relações de consumo para 2022.

“As pessoas estão começando a enxergar o cenário de maneira positiva, com a mudança de pandemia para endemia. Existe perspectiva para melhora no emprego e renda, e a população no país está cada vez mais confiante. Houve aumento no mercado informal e aumento também, de 22% no acesso de pessoas ao crédito. Ainda não atingimos o nível satisfatório, que é de 100%, mas até final do ano o resultado será melhor”, analisou.

Segundo a CNC, o indicador está abaixo do nível de satisfação, de 100 pontos, desde abril de 2015, quando ficou em 102,9 pontos. Por faixa de renda, famílias que ganham acima de dez salários mínimos indicaram nível de insatisfação de 94,5 pontos, uma queda de -0,6% no mês e alta de 10,5% na comparação anual. O indicador para as famílias com renda abaixo de dez salários mínimos subiu 0,7%, atingindo 74,0 pontos. Na comparação anual, houve alta de 2,9%.

(Com informações da Agência Brasil)