Veículos de Comunicação

Ministério Público

Atual PGJ é reconduzido ao cargo em MS

Procurador-Geral de Justiça teve 97% dos votos dos procuradores e promotores

Alexandre Magno (ao centro) reeleito para o biênio 2022-2024 - Foto: Divulgação MPMS
Alexandre Magno (ao centro) reeleito para o biênio 2022-2024 - Foto: Divulgação MPMS

Candidato único ao cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda foi reeleito com 211 votos de um total de 219 procuradores e promotores de Justiça aptos a votar.

A votação foi realizada por meio eletrônico, em canal de acesso restrito, no site oficial da Instituição e o resultado divulgado pela Comissão Eleitoral do MPE/MS no final da tarde desta segunda-feira (21). Foram registrados também quatro votos nulos, três brancos e uma ausência.

"Nós temos um Ministério Público que passou por muitas dificuldades e que vem sendo construído por décadas por pessoas comprometidas com a sociedade… Tenho o compromisso, acima de tudo, com a sociedade sul-mato-grossense, unindo Promotores e Procuradores, para que nós possamos fazer o melhor, que é cumprir o dever e a nossa missão”, afirmou Alexandre Magno.

Sobre a nova gestão, o Procurador-Geral de Justiça reforçou que dará continuidade ao bom trabalho, especialmente em relação à unidade, garantindo que o Ministério Público de MS atue em todas as demandas da sociedade, como saúde, educação, combate à criminalidade, patrimônio público, crime organizado e interesse público: “Esse é o compromisso da nossa instituição. Eu sou apenas uma engrenagem de uma equipe que continuará trabalhando forte e pujante pela sociedade sul-mato-grossense”.

Em 2020, Alexandre Magno se tornou o primeiro promotor de Justiça no estado, eleito pela carreira, a ocupar o cargo mais alto na Instituição. Ele graduou -se em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) no ano 2000. Especializou -se em Direito Penal e Processo Penal pela UCDB em 2007 e tornou-se mestre em Processo Penal e Garantismo pela Universidade de Girona/Espanha em 2018. Ingressou no Ministério Público Estadual em 2001.

Desde 1979, ano da implantação do estado de Mato Grosso do Sul, o MPMS teve outros 16 Procuradores-Gerais de Justiça.

*Com informações da Assecom/MPMS