Veículos de Comunicação

Novo Hábito

Após aumento de combustível, motoristas buscam alternativas para economizar

Dados indicam que, quanto menor a renda, maior o ajuste na maneira de se locomover.

Até o momento, nem o suspeito do furto nem a bicicleta foram encontrados - Reprodução/TVC
Até o momento, nem o suspeito do furto nem a bicicleta foram encontrados - Reprodução/TVC

Com o preço da gasolina nas alturas, muitos motoristas estão dando um 'jeitinho' para tentar economizar. O último reajuste feito pela empresa Petróleo Brasileiro S/A (Petrobrás), elevou o preço da gasolina em 18,7%, e com esse aumento, uma das alternativas encontrada pelos motoristas, foi aderir a bicicleta.

No acumulado dos últimos 12 meses até fevereiro, o IPCA dos combustíveis, principal indicador de inflação do Brasil, teve uma alta de 33%. A gasolina subiu 32%, o etanol, 36%, e o diesel, 40%. Valores muito acima do índice geral, que está em 10,54%.

De acordo com André Luiz, proprietário de uma empresa de venda de bicicletas em Três Lagoas, a procura aumentou nesses primeiros dias do mês de março, tudo isso, devido ao impacto no bolso dos motoristas.

"Realmente aumentou as vendas, e a tendência é aumentar cada vez mais. O combustível esta lá nas alturas, e a procura aumentou muito porque é custo benefício né, ou seja, hoje, se formos falar em bicicleta elétrica, com R$ 0,25 centavos você anda muito, uma opção legal para quem procura economizar no fim do mês", disse André.

Dados indicam que, quanto menor a renda, maior o ajuste na maneira de se locomover para driblar a alta dos combustíveis. Entre os que ganham até um salário mínimo, 92% dizem que diminuíram o uso do carro ou da moto. Na parcela com poder aquisitivo mais alto, com renda superior a 5 salários mínimos, este número é de 74%.

Segundo Letícia almeida, que trabalha como vendedora no comércio de Três Lagoas, e que utiliza a bicicleta para trabalhar, é uma situação difícil, porém, é uma realidade do brasileiro.

"É uma situação complicada, porém, infelizmente é uma realidade que temos que viver. Com a situação que estamos passando hoje, bastante gente tem carro e deixa de andar de carro para andar de bicicleta, eu ando de bicicleta para economizar", enfatiza Letícia.

Confira a reportagem abaixo: