Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Receita recebe 12 mil declarações do IR

A expectativa do órgão é que 22 mil contribuintes entreguem a documentação até o prazo máximo, próximo 31 de maio

De acordo com o escritório regional da Receita, em Três Lagoas, 12 mil contribuintes que residem na cidade já entregaram a documentação.  - Agência Brasil/Arquivo
De acordo com o escritório regional da Receita, em Três Lagoas, 12 mil contribuintes que residem na cidade já entregaram a documentação.  - Agência Brasil/Arquivo

Muitos trabalhadores autônomos terão que fazer a declaração do Imposto de Renda (IR) pela primeira vez em 2022. De acordo com os especialistas, a falta de reajuste na tabela da Receita Federal, que está estagnada desde 2015, promoveu diversos setores da sociedade para que fossem enquadrados pelo “Leão”.

De acordo com o escritório regional da Receita, em Três Lagoas, 12 mil contribuintes que residem na cidade já entregaram a documentação. 

No entanto, ainda conforme o órgão, a expectativa é que 22 mil trabalhadores façam o acerto com o “fisco”, até o prazo que se encerra no próximo dia 31 de maio. 

Já em Mato Grosso do Sul 225 mil já enviaram a declaração e a Receita espera que esse montante chegue a 478 mil. O contador Amarildo Ferreira Marco, aconselha a quem irá fazer o procedimento pela primeira vez, que procure um profissional, pois existem algumas armadilhas e o contribuinte pode cair na malha fina.

“Eu sempre indico aos contribuintes que procurem um profissional capacitado para entregar toda a documentação necessária. No cruzamento de dados a Receita pode encontrar alguma discrepância e, nesse caso, o contribuinte terá ainda mais dor de cabeça para regularizar a situação”, aconselhou. 

Em relação às deduções, Amarildo explicou que o trabalhador deve detalhar todos os gastos que podem ser restituídos pelo Leão e receber o retorno desse dinheiro, quando liberado.

“Existem dois tipos de declarações, a por deduções legais e a simplificada. No primeiro modo, ou seja, legal, caso você tenha despesas elevadas com saúde, educação, e outras despesas dedutíveis, ela compensa. Já na simplificada, é melhor para aqueles contribuintes que não têm muitas despesas. No próprio site da Receita você tem ela disponível. Portanto, não é nada trabalhosa de se fazer”, esclareceu.