Veículos de Comunicação

Maio Laranja

Missão Salesiana irá realizar carreata em alusão ao combate a exploração infantojuvenil

A carreata terá início às 15h com saída do Centro Juvenil Jesus Adolescente no bairro Vila Piloto

A carreata terá início às 15h com saída do Centro Juvenil Jesus Adolescente no bairro Vila Piloto - Reprodução/TVC
A carreata terá início às 15h com saída do Centro Juvenil Jesus Adolescente no bairro Vila Piloto - Reprodução/TVC

Nesta quarta-feira (18), acontecerá uma carreata em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Será realizada pela Missão Salesiana de Mato Grosso – Centro Juvenil Jesus Adolescente em parceria com a Petrobras, Prefeitura Municipal de Três Lagoas, CRETL (Centro de Referência Esportiva e Educacional Três Lagoas), CMDCA e grupo AmiciArmando.

A carreata terá início às 15h com saída do Centro Juvenil Jesus Adolescente (Av. Dom Bosco, 221) no bairro Vila Piloto, percorrendo o centro da cidade com encerramento às 16h na praça Ramez Tebet, onde acontecerá a entrega de materiais referente a data e fala dos representantes respectivos de cada órgão parceiro.

O dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

A data é uma conquista da luta histórica pela garantia dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes que chega aos 22 anos. Todos estão convidados a participar desta ação de essencial importância e conquista. 

Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190, ou Polícia Rodoviária Federal, pelo 191. O sigilo é garantido, e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móvel.