Veículos de Comunicação

Procon Ms

Palestra com ex-superintendente do Procon MS alertou sobre endividamento do consumidor

O consumidor deve ficar atento em como administrar o seu orçamento

O ex-Superintendente do Procon MS, Marcelo Salomão esteve em Paranaíba para uma palestra na ACIP – Associação Empresarial de Paranaíba.

O tema da palestra teve como público alvo, fornecedores, comerciantes e consumidores.

A palestra “Dia D – Consumo na Ponta do Lápis”, faz parte da campanha que o PROCON-MS lançou em todo o estado.

Segundo Marcelo, dados em nível nacional, mostram que, de cada dez consumidores economicamente ativos no Brasil, sete estão em estado de endividamento.

“É preocupante, alarmante e perigoso. Esses números foram agravados com a pandemia porque famílias perderam renda, emprego, perderam pessoas que ajudavam no orçamento doméstico e em consequência, a falência financeira dessas famílias”, relata o palestrante.

Em 2021 foi sancionada a Lei 14.181 que alterou o Código de Defesa do Consumidor, justamente para proteger as pessoas em estado de endividamento.

Hoje, os PROCONs do Brasil inteiro podem chamar os credores desse consumidor e fazer negociações em bloco.

É uma Lei muito rigorosa e positiva com a relação de consumo, mas de nada adianta se não houver orientação dos consumidores em como controlar o seu orçamento doméstico.

A palestra serve para ordenar essa relação financeira dos consumidores, orientando de forma objetiva, em como administrar o crédito e a despesa, para que tenham cuidado em não cair em nova ciranda financeira.

Marcelo disse ainda que hoje, o grande vilão dos consumidores são as empresas de crédito consignado.

Elas usam de forma desonesta dados de pensionistas e creditam valores em contas, principalmente de idosos, sem o consentimento do pensionista em questão.

“É uma arapuca que dá trabalho pra desarmar depois”, finalizou.

O palestrante vai percorrer dezenas de cidades por todo o estado.