Veículos de Comunicação

Acima Da Meta

Prazo de declaração do Imposto de Renda termina com 513 mil entregas

Receita estimava receber 478 mil entregas de declarações até às 22h59 de terça-feira, mas meta foi superada

A Receita Federal de Mato Grosso do Sul recebeu até às 22h59 de ontem (31) um quantitativo de 513.154 declarações do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) deste ano – que tem como ano-base 2021. O número é 7,2% superior ao esperado pelo órgão, ou seja, 35 mil documentos foram entregues a mais dos estimados 478 mil inicialmente.

Nacionalmente a expectativa era receber 34,1 milhões de declarações, mas essa meta também foi superada, sendo enviadas pelos contribuintes 36,3 milhões de documentações fiscais. No Estado, foram estimadas duas metas: a primeira de 478 mil, e um segunda de 490 mil.

No minuto final de entrega, 44 contribuintes sul-mato-grossenses ainda conseguiram encaminhar a declaração. As declarações transmitidas depois das 23h local (24h de Brasília, horário oficial do país) passam a ser consideradas entregues fora do prazo e estão sujeitas à multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. O contribuinte terá 30 dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic) sobre o valor.

RESTITUIÇÃO

Em Mato Grosso do Sul, 41,8 mil contribuintes receberam R$ 79,1 milhões com o pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda, liberado na terça-feira, conforme a Receita Estadual. A consulta ao primeiro lote de restituição foi aberta há uma semana.

Ao todo, serão liberados cinco lotes de restituições, sendo o segundo lote em 30 de junho, o terceiro no dia 29 de julho, o quarto lote em 31 de agosto e o quinto – e último – programado para 30 de setembro. A ordem dos pagamentos é definida pela data de transmissão da declaração, respeitadas as prioridades definidas em lei.

Para consultar o lote, é preciso acessar o portal da Receita Federal na internet (clique aqui para acessar), vá até a aba "Meu Imposto de Renda", depois clique em "Consultar a restituição" para abrir a página do gov.br e iniciar a consulta.