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Governo Federal autoriza início das obras do contorno rodoviário

Contorno rodoviário de Três Lagoas vai retirar trânsito pesado da avenida Ranulpho Marques Leal

Contorno rodoviário de Três Lagoas vai retirar trânsito pesado da avenida Ranulpho Marques Leal - Divulgação
Contorno rodoviário de Três Lagoas vai retirar trânsito pesado da avenida Ranulpho Marques Leal - Divulgação

O Ministério de Infraestrutura autorizou a ordem de serviço para a construção do contorno rodoviário de Três Lagoas, que vai desviar o tráfego de veículos pesados da avenida Ranulpho Marques Leal, trecho urbano da BR-262.

A obra que prevê investimentos de R$ 157,3 milhões na BR-158 e BR-262 foi assinada nesta quarta-feira (8) pelo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, com a presença do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filho. A ex- ministra da Agricultura, deputada federal, Tereza Cristina (PP/MS), participou da ordem de serviço.

Inicialmente o Dnit havia anunciado que o ministro viria à Três Lagoas para autorizar a obra, mas a assinatura ocorreu em Brasília. “Essa ordem de serviço vai melhorar a vida do caminhoneiro, do agricultor do cidadão e desenvolver a infraestrutura do Estado. É mais segurança e trafegabilidade para todos”, afirmou o ministro da Infraestrutura.

De acordo com o Ministério de Infraestrutura, as obras em 26,46 quilômetros de rodovias vão permitir a diminuição do fluxo viário de cargas e passageiros, bem como ampliar a competitividade para os produtores de grãos da região.  Executadas pelo DNIT, as intervenções propiciam o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso do Sul até os portos de Santos e Paranaguá.

Os serviços incluem a implementação de pista dupla, sinalização vertical e horizontal, serviços de drenagem e pavimentação e construção de oito viadutos sobre a rua Trajano dos Santos, sobre a linha férrea, sobre a BR-262, sobre a BR-158, viaduto sobre a vicinal, ponte sobre o Córrego da Onça e viaduto sobre a rua Jupiá e linha férrea.

O projeto foi desenhado para melhorar a infraestrutura rodoviária local, interligando a BR-158, na saída para Brasilândia e Selvíria, e a BR-262, em Campo Grande.

A rodovia BR-262/MS estende desde a divisa com o Estado de São Paulo até Corumbá, na fronteira do Brasil com a Bolívia. A rodovia é um importante corredor rodoviário, pois propicia o escoamento da produção agrícola do Estado do Mato Grosso do Sul até os portos de Santos e Paranaguá. A BR-262 é a principal ligação entre Campo Grande e as regiões Sul e Sudeste do País. Já a BR-158/MS é fundamental para escoamento de produtos da agropecuária do Estado.