Veículos de Comunicação

Concessão

Nova licitação para duplicar a BR-163 em MS fica para 2023

Expectativa era de que certame saísse ainda neste ano, mas tudo deve ocorrer só a partir do ano que vem

Atualmente sob gestão da CCR MSVia, a BR-163 em Mato Grosso do Sul continua sendo um entrave logístico, já que a nova licitação para encontrar outra empresa para assumir o controle da rodovia e, durante a concessão duplicar a pista, deve sair só no ano que vem. A revelação foi feita pelo chefe da pasta estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.

Verruck fez parte da comitiva que recebeu nesta sexta-feira (17) em Dourados o ministro da Infraestrutra, Marcelo Sampaio, tratando de diversos assuntos de interesse do Estado, entre eles a relicitação da BR-163, projeto que deve incluir outras rodovias.

"O ministro nos disse que a licitação deve sair no início do próximo ano. A EPL [Empresa de Planejamento e Logística, ligada ao Ministério da Infraestrutura]  está terminando os estudos e no ano que vem sai a licitação que vai definir os rumos da BR-163", explica Verruck.

O secretário estadual frisa que além da duplicação, passagens – trechos com pontilhões para travessia de pedestres ou até mesmo veículos – são tidos como prioridades no planejamento de obras para a nova concessionária, tanto em Dourados como em Campo Grande.

Em análises prévias feitas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), foi indicado que as relicitações devem incluir ainda o trecho da BR-267, entre Nova Alvorada do Sul e a divisa dos territórios sul-mato-grossense e paulista, em Bataguassu, e também a BR-262. Porém, é aguardado a EPL para que haja um crivo final sobre a questão.

TUDO PARADO

Por ora ainda não foram destacados os valores a serem envolvidos na relicitação, que deve ocorrer no ano que vem – a expectativa é que o processo fosse realizado ainda neste ano. Novo certame será aberto para substituir a CCR MSVia, que alega prejuízos causados pelo novo modal ferroviário implantando em Rondonópolis (MT), reduzindo o tráfego da estrada.

Com menor arrecadação nos pedágios, a empresa também parou as obras de duplicação, assim descumprindo o acordo feito com o Governo Federal. Agora, a discussão está sobre um possível ressarcimento da União à empresa antes da retomada da rodovia, ou se o ato pode ocorrer sem pagamento de qualquer valor indenizatório para a CCR.

ACESSO NA BIOCEÂNICA

Verruck também revela que outro assunto debatido com o ministro Marcelo Sampaio foi a construção de um acesso para a ponte da Rota Bioceânica, em Porto Murtinho. "Ele nos informou que os estudos estão praticamente terminados e em agosto ou setembro já deve ser lançada a licitação para a obra que fará esse acesso da BR-267 até a ponte", conclui.

Sendo tocado pelo governo paraguaio a partir de recursos da fatia daquele país na Itaipu Binacional, a ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta é um ponto central da Rota Bioceânica, sendo que um acesso de qualidade a ela é fundamental.