Veículos de Comunicação

Agronegócio

Mato Grosso do Sul tem a maior produtividade de algodão do país

O Estado está à frente de tradicionais produtores e deve ampliar a área em 2018/19

A safra de algodão de 2018 em Mato Grosso do Sul registrou o maior índice de produtividade do Brasil, com 328,7@ por hectare. Os dados são da Abrapa (Associação Brasileira de Produtores de Algodão) e foram informados por Adão Hoffmann, diretor-executivo da Ampasul (Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Algodão) ao Governo do Estado.

“A produção sul-mato-grossense de algodão hoje está concentrada em Chapadão do Sul e Costa Rica. Em termos e produtividade ficamos à frente de estados como a Bahia, Tocantins, Goiás e Minas Gerais na safra deste ano. Essa é uma excelente notícia para o Estado”, comentou o superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta.

Para a safra de 2019, a estimativa da Ampasul é de um aumento de 15% da área plantada – que atualmente é de 30.450 hectares e deve aumentar para 34 mil hectares. Ainda para o próximo ano, em parceria com a Semagro, Fundação MS, Embrapa Dourados, UFGD e IFMS, será feito o plantio de seis campos experimentais nos municípios de Terenos, Sidrolândia, Maracaju, Anaurilândia, Naviraí, Aral Moreira, para estimular a expansão da cultura. “É importante a diversificação das culturas no Estado e o algodão, com todo o conhecimento w tecnologia que já possuímos hoje, também pode ter viabilidade em outras regiões”, comentou Beretta.

Brasil

O Brasil tem se mantido entre os cinco maiores produtores mundiais, ao lado de países como China, Índia, EUA e Paquistão. Ocupa o primeiro lugar em produtividade em sequeiro. Também está entre os maiores exportadores mundiais.

Houve incremento de mais de 20% na área plantada  2017/2018 com produção 11,3% superior a safra passada . Isso corresponde a 1,1 milhão de hectares com a cultura nos dez estados produtores brasileiros que, juntos, geraram em torno de 1,8 milhão de toneladas de pluma, com produtividade média de 1,6 mil quilos por hectare ou em arrobas 110,66.