Veículos de Comunicação

Agro

Sistema Famasul divulga resultados do primeiro ano de parceria com Patrulha Rural

Policiais realizaram mais de 2 mil ações de segurança e passaram por capacitações no Senar/MS.

Em comparativo com 2022, crimes de abigeato e furto de grande monta tiveram redução de 46%. - Foto: Reprodução/Famasul
Em comparativo com 2022, crimes de abigeato e furto de grande monta tiveram redução de 46%. - Foto: Reprodução/Famasul

Durante este primeiro ano de Patrulhamento Rural, 2,6 mil propriedades rurais de Mato Grosso do Sul se cadastraram para receber o monitoramento da Polícia Militar. 

A iniciativa faz parte do programa “Campo Mais Seguro”, lançado pelo Governo do Estado em março de 2022, na sede do Sistema Famasul. O objetivo é monitorar e garantir a segurança nas áreas rurais, com auxílio de tecnologia de georreferenciamento.  

Foram entregues 1.500 placas de identificação de propriedade, com informações do batalhão da PM da região e contato via WhatsApp, os telefones da polícia para denúncias e ocorrências – 190 e 180.

Em parceira com o Senar/MS, 24 policiais militares da Patrulha Rural realizaram o curso de operação de drone, para auxiliar nas fiscalizações. As aulas foram realizadas no Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte.

O programa “Campo Mais Seguro” também conta com apoio da Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato (Deleagro), que atua na repressão e investigação de crimes nas áreas rurais, principalmente relacionados ao gado, subtrações de insumos, defensivos e maquinários agrícolas.

Segundo o levantamento da delegacia, só no primeiro trimestre de 2023, comparado ao mesmo período de 2022, houve uma redução de cerca de 46% nos crimes de abigeato e furto de grande monta. Os registros de boletins de ocorrência reduziram de 109 nos primeiros três meses de 2022, para 58 ocorrências no ano de 2023.

*Com informações da FAMASUL