Veículos de Comunicação

Cultura Fm Aparecida Do Taboado

Frigorífico de peixe GeneSeas garante inaugurações para final do ano

Parte civil está fase de acabamento e, de acordo com o empresário, a inauguração ocorrerá em duas fases

Na tarde desta quarta-feira, 17, o sócio-diretor da empresa GeneSeas Biotecnologia e Desenvolvimento Sustentável, Tito Lívio Capobianco Junior, convidou o prefeito Robinho Samara para visitar a construção civil do frigorífico e da fábrica de rações de peixe que estão sendo instaladas em Aparecida do Taboado e garantiu inaugurar os empreendimentos até o final de 2015.

A visita foi acompanhada pelo engenheiro da obra, Luiz Mário Barcelos, e pelo gestor da obra AquaFeed, Davi Martins. A parte civil está fase de acabamento e, de acordo com o empresário, a inauguração ocorrerá em duas fases. Primeiramente será inaugurada a fábrica de rações e na sequência o frigorífico, nos meses de novembro e dezembro, respectivamente.

Capobianco Junior contou que a unidade é a expansão da fábrica instalada em Promissão-SP. Inicialmente serão gerados 200 empregos diretos, mas em dois anos a expectativa é que estejam com 500 funcionários. “A fábrica tem 1.440 m², com capacidade de 10 toneladas/hora de ração extrusada. A produção é de 3 mil toneladas/mês. Teremos equipamentos de alta qualidade. Já o frigorífico tem 3.500 m², com capacidade de 30 mil toneladas/ano de peixe”, contou o sócio-diretor.

Ainda de acordo com as informações do empresário, no frigorífico trabalharão com peixe fresco, congelado, filé, inteiro, bolinho de peixe, almôndegas e empanados. A GeneSeas fornece seus produtos para São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e iniciará Mato Grosso do Sul. A distribuição está mais concentrada no Estado de São Paulo. O frigorífico também exporta peixe fresco para os Estados Unidos e Europa de avião semanalmente.

O prefeito Robinho Samara ficou admirado com a magnitude do investimento e agradeceu Tito por escolher Aparecida do Taboado para se instalar. “Estamos contentes em contar com um empreendimento desta grandiosidade que contribuirá para a geração inicial de mais de 200 empregos diretos. Este é um investimento de R$ 28 milhões e será a primeira indústria do setor aquacultura no município”, destacou Robinho.

Em Aparecida do Taboado, o sistema de cria e engorda será em tanques-rede ou gaiolas flutuantes, com alta renovação de água, aproveitando o leito do rio Paraná. A ideia é instalar todo o complexo dos tanques de cria e engorda até a produção de ração, armazenagem e distribuição, além do frigorífico.

Os frigoríficos da GeneSeas processam as espécies Pacu-guaçu, Curimbatá, Lambari-tambiú, Piapara e Piracanjuba, que são distribuídos no mercado resfriados ou congelados, dentro dos padrões exigidos pela certificação do Serviço de Inspeção Federal (SIF).