Veículos de Comunicação

Cultura Fm Aparecida Do Taboado

Pecuarista é multado em R$ 15 mil por degradar área de preservação

Gado estava destruindo área de nascentes e também acelerando processo de assoreamento do córrego

Um pecuarista de 83 anos foi autuado pela Polícia Militar Ambiental por erosão e degradação de área de preservação em Aparecida do Taboado. A autuação aconteceu nesta segunda-feira, dia 25, durante ação de rotina dos policiais ambientais em propriedades rurais da região.

De acordo com informações da PMA, na fazenda do pecuarista – que não teve o nome divulgado – os policiais detectaram a falta de conservação do solo, agravada pelo pisoteio do gado em áreas de nascentes e também de matas ciliares, que são protegidas. O processo erosivo, completou a PMA, causou o assoreamento do córrego que cruza a propriedade. O produtor rural também é acusado de desmatar uma área de quase três hectares.

Além da multa, o pecuarista, que reside em Aparecida do Taboado, deverá responder por crime ambiental de destruir área de preservação permanente. A área foi interditada para proteção e recuperação. Um projeto de recuperação da área degradada deverá ser apresentado aos órgãos competentes dentro do prazo máximo de 30 dias.

Em nota, a PMA lembrou aos produtores rurais que a recuperação de áreas degradadas pode ser iniciada voluntariamente, desde que acompanhada por responsável técnico e comunicada ao órgão ambiental competente.