Produzir conteúdos e divulgá-los nas redes sociais ou em ferramentas online agora é permitido para advogados brasileiros. Isso porque, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou o provimento 205/2021, que libera o chamado marketing jurídico. Além da divulgação, os conteúdos também poderão ser impulsionados.
As novas normas, que serão analisadas por um comitê regulador, autorizam ainda o trabalho em espaços colaborativos, conhecidos como co-working. Para o conselheiro federal da OAB, Bitto Pereira, a mudança é positiva e segue o avanço da sociedade.
“Isso abre um novo mercado de trabalho para a advocacia, sobretudo num momento tão difícil como na pandemia, em que as relações sociais ficaram prejudicadas. Então eu acho que é uma vitória para o segmento”, comemora.
Já a advogada Giselle Marques lembra que as regras devem ser aplicadas respeitando a ética profissional. “Continua a ser proibida a veiculação de publicidade que incentive a mercantilização da advocacia, a captação de clientela ou o emprego excessivo de recursos financeiros”.
Outra profissional do direito de Mato Grosso do Sul, Rachel Magrini, acredita que o provimento pode aproximar o advogado das transformações sociais. “Os relacionamentos passaram a ser mais digitais”, pontua.
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